segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

UM MISTÉRIO A SER DESVENDADO

ESTARIA BIN LADDEN AINDA VIVO?






Osama. Osama. Tá na hora de acordar. Temos mais algumas torres a derrubar!


Não tenho varinha de condão nem nunca tive inspiração de ser uma fadinha Plim Plim. Outrossim, algo me diz que o Osama Bin Ladden já morreu e sua imagem é mantida como viva de forma a aterrorizar o mundo ocidental, nós os infiéis.

Sheakespeare em seu Hamlet, deixou claro uma das mais significativas verdades existentes dentro da humanidade. Aquela que Horácio diz: há mais coisa entre o ceu e a terra do que se supõe a nossa vã filosofia”

Mas eu diria que imagens são imagens e elas suplantam esta vã filosofia. Explicarei.

Quando eu era guri, uma das imagens cinematográficas que mais me marcou foi a de El Cid, morto e amarrado em um cavalo a correr pela praia e fazendo com que as hordas mouras se abrissem à sua frente. Cid El campeador era o nome do filme, com Charlton Heston e Sophia Loren. Não foi a que mais me marcou, pois, aquela do polvo gigante tentando engolir o submarino imaginado por Julio Verne, nas sete mil léguas submarinas foi impar. Deixou-me sem dormir por semanas a fio.

Mas voltando a imagem de El Cid era diria que o principio é o mesmo. Bin Ladden pode estar morto, mas sua imagem ainda funciona a favor do terrorismo. Agrega fanáticos e dispersa infiéis.

Mas talvez seja apenas impressão minha. A verdade é que o assunto me deixa curioso. Todavia, parece que apenas eu me preocupo como o fato. Fiz uma pergunta no facebook, sobre qual a opinião que os amigos tinham sobre a possível ou não morte de Bin Ladden, e apenas uma pessoa respondeu. A Adriana Ferreira de Almeida. Vejam, em letras maiúsculas, o que Adriana pensa:

EU NÃO ACREDITO QUE QUE ESSE CARA TENHA MORRIDO DE TIFO OU TUBERCULÓSE EM UMA CAVERNA COMO FOI DIVULGADO HÁ TEMPOS.

NÃO SOU A PESSOA MAIS INFORMADA SOBRE O ASSUNTO, MAS, ACREDITO QUE A CULPA DO ÓDIO EXISTENTE ENTRE MULÇUMANOS E O RESTO DO MUNDO (como disse meu tio que ficou 3 anos na Faixa de Gaza na década de 60 pela ONU) É DE MOISÉS.

QUANDO ELE CONDUZIU O POVO DE ISRAEL PARA A TERRA PROMETIDA, PAROU NO ÚNICO LUGAR DA REGIÃO QUE NÃO TINHA PETRÓLEO, QUE ÉPOCA NÃO SIGNIFICAVA NADA PARA O MUNDO.

O PODER DE OSAMA ESTÁ EM OUTRO TIPO DE RIQUEZA QUE É ESSENCIAL PARA ECONOMIA MUNDIAL E SUSTENTA A CRISE DE CAPITALISMO NO MUNDO, O ÓPIO, UMA COISA QUE POR SERMOS UMA POPULAÇÃO COM UMA INJUSTA DISTRIBUIÇÃO DE RENDA, SOMOS NESSE CASO BENEFICIADOS, POIS O POVO BRASILEIRO, DIFERENTE DO EUROPEU E AMERICANO NÃO TEM PODER AQUISITIVO PARA COMPRAR HEROÍNA.

É MUITO DINHEIRO LIVRE DE IMPOSTO CIRCULANDO E FAVORECENDO ESSES "INIMIGOS" QUE PARTILHAM DOS MESMOS INTERESSES. E NÓS ESTAMOS FORA POIS O NOSSO MERCADO INTERNO NÃO É ATRATIVO. DIANTE DISSO, É MELHOR ELE FICAR NA MOITA POR UNS TEMPOS. ACHO QUE A ATITUDE EXTREMA DE 11 DE SETEMBRO DE 2001 FOI APENAS UM AJUSTE DE CONTAS. AGORA, OS TERMOS DO ACORDO NA RELAÇÃO FORNECEDOR, INTERMEDIÁRIOS

E CONSUMIDOR FINAL DEVE ESTAR CONVENIENTE PARA TODOS OS ENVOLVIDOS. CASO CONTRÁRIO, SE OSAMA ESTIVESSE MORTO MESMO, SUA MORTE TERIA SIDO DIVULGADA VIA-SATÉLITE PARA O MUNDO TODO, ASSIM COMO A MORTE DE SADAM QUE SERVIU DE BODE ESPIATÓRIO PARA ACALMAR A POPULAÇÃO QUE CLAMAVA POR JUSTIÇA NOS ESTADOS UNIDOS.
AMIGO ISSO É SÓ UMA TEORIA QUE ACHO LÓGICA.

NÃO SOU NENHUMA MENTE BRILHANTE, NÃO TENHO FORMAÇÃO ACADÊMICA E PODE SER UM DELÍRIO. MAS NÃO ACREDITO QUE A CAUSA DO TERROR SEJA DE CUNHO RELIGIOSO. A RELIGIÃO COMO SEMPRE SERVE DE PRETESTO PARA DISPUTA DE INTERESSES MATERIAS.

TOMARA QUE EU ESTEJA QUE EU ESTEJA TOTALMENTE ENGANADA.

Não creio que Adriana possa estar errada. Ou se estiver, o estará apenas parcialmente. Existem realmente os prêmios. Sejam ele a água, o ópio ou o petróleo. E por estes prêmios é que guerras são criadas e levadas as últimas conseqüências. Não pela religião ou pela democracia. Afinal, ninguém briga pelas áridas terras africanas.

Verdadeiras barbaridades são levadas a efeito em países africanos, mas nenhum governo de primeira grandeza dá a mínima bola. Na verdade ninguém quer aplicar democracia, onde não houver petróleo. Porque? Porque não vale a pena nem se discutir democracia, quanto mais lutar pela implantação da mesma, se não se ganhar petróleo, ópio ou outra prenda qualquer.