sábado, 9 de janeiro de 2010

PÉ NA JACA




O ANALFABETISMO CRÔNICO

A Ana Braga, uma amiga facebook, outro dia escreveu sobre algo que leu e naturalmente a surpreendeu: tratava-se de mais uma, das  bombásticas afirmações do presidente Lula. Ele afirmou no momento – possivelmente com lágrimas nos olhos - que sua mãe nasceu analfabeta. Pasmem, analfabeta... Isto deve ter deixado grande parte de seu eleitorado emocionado.

Pois, saiba nosso bem preparado presidente que o Albert Einstein – reconhecido como um dos mais bem desenvolvidos cérebros da história da humanidade – também nasceu analfabeto e só foi alfabetizado quando já tinha cinco anos de idade. A mãe da Ana Braga e a própria Ana Braga também, como ela mesmo afirma em seu e-mail. E eu igualmente confesso. Nasci analfabeto e só mais tarde fui alfabetizado.

Os ateus acusariam o Todo Poderoso criador de ser um mal arquiteto. Deixou que todos viessem ao mundo analfabetos. Um analfalbetísmo crônico. Não seria melhor todos já nascerem falando quatro línguas, com noções de economia, como acredito que nosso presidente crê que outros nascem?

Só falta nosso presidente afirmar na volta de sua visita ao Japão, de estar impressionado com as crianças japonesas que ainda pequenininhas eram capazes de já falar japonês. Um idioma complicado e difícil de se aprender.

Diria que nosso esperto presidente chafurdou seu caro sapato italiano na jaca com esta infeliz afirmativa. Não a ouvi, mas é crível, pois, este é o problema de quem improvisa.

Um das qualidades que outra amiga facebook trouxe ao debate em se tratando da ministra Dilma, é que segundo ela, a ministra não tem discurso preparado, diz o que pensa na lata! Logo, o febeapá nacional politico, enriquecido após a tomada do poder pelo PT, não deve cessar por ai.

Infelizmente acredito que uma pessoa quando representa uma nação, deva ter cuidado com o que diz, pois, ela não está falando apenas por ela e sim por todos os habitantes do pais que dirige. Aliás alguém quer sua opinião pelo cargo que ocupa. Existe uma coisa chamada diplomacia e outra cognominada de politica internacional que assim o exigem. Nenhum dirigente de tão alta escala pode sair dizendo aquilo que lhe vem a cabeça, na lata. Muito caricato de se ver, nada produtivo a se ganhar.

Acho que uma das grandes virtudes do presidente Lula é a sua rara capacidade de comunicabilidade frente a uma platéia. Quanto mais densa, maior é a sua facilidade de trazer no gogó a sua mensagem. Assim, sendo ele não pode se deixar levar por estas pisadas de jaca infantis. Ele tem que ter um meio improviso, coordenado por sua assessoria de comunicação. Se não acaba cometendo uma gafe, desnecessária.

Repudio a tendência daqueles críticos que acham defeitos em tudo, porém, confesso que tenho mais medo daqueles que são capazes de garimpar qualidades em qualquer coisa. Até num nitrato de pó de m...

A não ser do nosso presidente, não ouvi de ninguém, em qualquer escalão profissional em que se encontre, uma afirmativa sobre as qualidades de gerênciamento, comando, planejamento ou mesmo diplomático da senhora Dilma. E olha, que o que não falta no Brasil, é a legião dos puxa-sacos. Desta maneira, fica difícil para mim acreditar que ela tenha luz própria. Aliás, luz, não parece nela existir. Sua expressão sorumbática, tende mais para um cinza chumbo do que para um azul celeste. Mas sempre, existirá um ou outra que nela verá um verde esperança, ou um rosa chiclete.

Não devemos julgar as pessoas por suas aparências. Minha vó Adelina sempre me lembrava deste fato. Embora nosso presidente tenha modificado a sua, para melhor ser julgado internacionalmente. Do corte do cabelo, ao terno que atualmente desfila, ele não parece aquele que se integrava ao trabalhador. O lula das greves e dos comícios. Este ficou no passado. Hoje é apenas foclórico em sua mente. Do avião que se utiliza – seu mais usual meio de transporte – à faixa presidencial que enverga, tudo ele mudou. E nunca fez questão de controlar os tostões. Gastou sem pestanejar.

Uma coisa tenho plena certeza. Quem conheceu o sol, não quer mais viver na escuridão e o presidente Lula, sabe que se ele eleger aquela que ele escolheu, em menos de um ano, o povo estará com saudades dele. Até aqueles que hoje se mantém na oposição.