sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

QUEM NÃO SE COMUNICA SE TRUMBICA




ISTO É UM DEDO, LUIZ INÁCIO

Minha sábia vó Adelina sempre me disse, pois, no inicio de minha existência, acreditem eu era muito calado e inibido: “quem não se comunica se trumbica” Nosso inesquecívl Abelardo Barbosa - o Chacrinha – uma vez ouviu e passou a dizer todos os dias em seu programa.

Pois é, o facebook tem esta grande característica de fazer as pessoas se comunicarem e expressarem aquilo que pensam. Em vários casos aquilo que nem a seu analista há coragem de se dizer.

Desde cedo me propus a escrever. E sei que escrever é pular em um buraco escuro. Você não sabe quem vai ler e muito menos o que vão interpretar. Não importa. Não há bónus sem ónus, e este é o ónus que me propus a pagar.

Todavia, igualmente cedo passei a respeitar a opinião de todos, mesmo que esta contra dissesse a minha, pois, se assim não o fosse, teria assumido a posição do guardião da única verdade: a minha.

E isto é que me fascina no facebook. Você tem um feedback imediato. É como pisar no calo de alguém. O berro é imediato.

Esta semana uma leitora comentou em defesa da ministra Dilma: Todo mundo sabe que o Presidente é um sonso..
A Dilma é mais forte do que ele, esteve na Luta Armada por ideologia, foi exilada e não tem discurso pronto.., fala na lata!
Na verdade não existia espaço para ela e nem p/Minc.
Só para os governantes e alí ela não teria nenhum voto, estrangeiro não vota. Era para ser conhecida, como uma apresentação formal do que ele apoia a continuação de seu Governo. Ela não é exatamente um filhote do Lula.. é muito mais conciente e forte.
Se ganhar vai ser um Deus nos Acuda por ali..em Brasilia!!

Não concordo, mas respeito. Para mim, comparar, a vivacidade, a inteligência, o jogo de cintura e a capacidade de coordenar uma bagunça que o presidente Lula tem com a da ministra Dilma, é dose! 


Para mim o fato de ter sido um lutadora armada por ideologia, não faz dela uma pessoa capacitada a comandar. Ainda mais que nada comandou até aqui e nunca foi eleita nem para sindica de seu prédio. Se partíssimos deste principio eu diria que o Fernandinho Beira-Mar outro lutador em ideologia própria – a de se dar bem pela lei do menos esforço – bem que poderia ser um candidato, pois, ele tem mais voz de comando, melhor estratégia de planejamento, que a ministra Dilma. E dizem que é também mais bem educado e é capaz de deixar as pessoas emitirem sua opiniões.

Não estou comparando a ministra Dilma com o Fernandinho Beira-Mar. Por favor!  estou apenas defendendo o meu direito de não concordar com o currículo alegado à ministra Dilma para dirigir uma nação. Outro dia outro leitor se espantou como que eu estivesse comparando Hitler com o Lula, quando na realidade comparava apenas o problema do governante conceder as bases que o apóiam, para se manter no poder. Hitler concedeu bastante a SS e daí adveio o Holocausto. Chamberlain concedeu em Munich e dai nasceu a certeza para Hitler que poderia exigir mais na Europa. E deu no que deu. Parreira concedeu ao quadrado mágico e perdemos uma Copa. Lula concedeu a um legislativo para poder governar e nós hoje vivemos um holocausto de escândalos: mensalões, a vigente situação de Brasília, valeriodutos, bois virtuais, dinheiro nas cuecas e nas meias, castelos, vilas em Portugal, superfaturamento de assistências... named!

A policia federal está incorrendo ao Aurélio para poder dar nomes a todas as suas operações. Logo, nunca quis, nem nunca irei comparar Hitler a Lula.

Ademais o louco austríaco, teve feitos que o senhor Lula nunca terá como copiar. Escreveu um livro que depois da Bíblia foi o mais lido pela a humanidade. Nem Paulo Coelho vendeu mais livros do que ele. Não acredito que nosso presidente possa escrever um livro. Existem até aqueles que duvidam que possa escrever um bilhete. E segundo que Hitler pegou um pais falido, arrasado por uma guerra e em menos de uma década o transformou no numero 1 do mundo. Temido até pelos norte-americanos e ingleses. O presidente Lula pegou uma economia acertada pelos oito anos de FHC e deu continuidade, pois, podem chamar o Palocci de tudo, menos de incompetente. E hoje com sorte estamos ali pela sexta ou sétima posição. Que na verdade ainda não paga nem placê.


O que Hitler fez a seguir foi um fracasso sem comentários. Só espero que o presidente Lula não cometa o mesmo erro com a pessoa que pensa em colocar em seu lugar.

O presidente Lula faz um governo bem acima da média. Soube contemporizar as elites e as massas. Nunca as elites ganharam tanto dinheiro, nem as massas comeram tão bem. Para governar teve que compor. E para compor teve que conceder. E é nesta concessão que se encontra o âmago dos escândalos que ora vivemos. Nossos três poderes não parecem ir bem das pernas, nem angariaram respeito até o presente momento.

O presidente Lula, sabe cativar votos, com suas bolsas famílias, cestas básicas, juros abusivos encobertos por prazos de pagamentos em 72 meses, filmes angelicais sobre a sua vida, cerceando a opinião publica com uma forte indução de verba de propaganda nos órgãos que lhe podem criticar, fazendo vistas grossas ao que seus principais aliados aprontam. Todavia, o que mais me preocupa nele, é o fato de inventar a ministra Dilma.

Se eu não acreditasse que ele gostasse tanto do Brasil, diria tratar-se de uma vingança pessoal. Por isto o passaporte italiano...