sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

ESTA NEM SÃO PEDRO AGUENTOU...





NÃO SE AVECHE, BICHINHO...

Falei ontem da rara capacidade do político de não saber ficar calado na hora que é necessário. É mais forte do que eles. Não se podem conter. E como a maioria pensa que o povo que comparece aos comícios é gente burra, a grande maioria trazida em ônibus com a garantia de um rango e que está ali apenas para aplaudir qualquer coisa que for dita, eles desandam a ejacular impropriedades. E quando os canais televisivos se recusam a retransmitir a ode à imbecilidade, são fechados, como na Venezuela, ou perdem o patrocínio governamental, como no Brasil.

Ao contrário dos diplomatas, que mordem sem ladrar, nossos paladinos da politica abrem a boca para dizer asneiras. Schwazenneger é um bom exemplo disto, mas ninguém o faz com tanta assiduidade e veemência que nosso presidente quando tenta um improviso, ou depois de uma branquinha.

Vejam este pequeno trecho de um discurso inacabado, pois, até São Pedro recusa de ter seu ouvido tratado qual um pinico e mandou uma chuva braba, dois minutos depois de nosso presidente ter iniciado sua versão da ilíada do ABC paulista.

Os parênteses, são de minha autoria, pois, se há uma coisa que o nosso presidente não é, é objetivo. Sua palavras soam como em código, para aqueles que não estão por dentro da questão. Vamos a ela e abram o guarda-chuva:

Isto (deve estar se referindo as obras) poderia estar mais adiantado se o prefeito anterior (Cesar Maia, pré-candidato ao senado e portanto adversário político do camaradinha Sergio Cabral, o pai) não tivesse guardado o dinheiro (provavelmente a verba federal). Ou seja: eu penso que é sagrada esta parceria que nós estamos construindo com Sergio Cabral (ele não especifica se o pai ou o filho, acredito que se trate do o filho, o governador) e com o Eduardo Paes (mais provavelmente o novo prefeito). Aqui no Rio não existe mais intriga (deve ser para o presidente intriga, todo aquele que lhe faz oposição), com briga pequena, porque quando dois políticos brigam, quem perde é o povo...

E na verdade o povo perdeu o resto do discurso, pois, São Pedro deu um basta e mandou a chuva.

Não creio que esta seja a forma de um chefe de estado se dirigir em público, seja este o público que for. Até aqueles que ali estão por pura obrigação contratual. Imaginem, o Obama, ontem em seu discurso  do state of Union, iniciando-o da seguinte forma:

Isto (referindo-se a crise financeira que assola seu pais) poderia estar menos adiantado se o presidente anterior (George W. Bush) não tivesse gasto o dinheiro (a verba federal)...

Graças a Deus Obama não bebe e parece que freqüentou escolas que lhe ensinaram boas maneiras e como se dirigir a outros políticos, nominando-os seus cargos, antes de seus nomes. Talvez por isto, São Pedro não lhe tenha interrompido o discurso com uma carga de água ou de neve.


A presidência da republica não é um emprego. Tem salário, "regalias", viaja-se ao custo dos contribuíntes, e até paga um dia aposentadoria. Mas é distinto dos demais. Trata-se da representação de um pais. Na realidades sua imagem, sua instituição. Quem ali estiver exercendo o cargo, não só está representando o povo que o elegeu, como também tem como obrigação transmitir a imagem nacional a nível internacional. Vejam o Higo Chávez na Venezuela e o Evo Morales na Bolívia. Com suas fanfarronices e bravatas, eles estão transformando seus países em motivos de chacota. Verdadeiras piadas, outrossim, eles com o primeiro ministro do Irã, este uma piada de ainda muitíssimo maior mal gosto, formam o tripé da aliança que o nosso presidente se gaba de possuir a nível internacional. Aqueles com que ele costuma se reunir a portas fechadas em países alheios. Nunca esquecendo que os dois primeiros, segundo nosso profético presidente, foram as duas mais importantes coisas que aconteceram na America do Sul. Provavelmente depois de Bolívar, creio eu. A assertiva do presidente, tem apenas um fundamento certos. Estes dois citados chefes de nações, são realmente "coisas".

Meu caro presidente, não macule as poucas, mas boas ações que seu governo teve, com esta falta de tato político. Não se desespere pelo fato de sua candidata ainda não ter colado. Acredite, não é sua culpa. Até para o TP (Todo Poderoso) seria uma tarefa difícil. Quase impossível, vender a imagem da Dona Dilma. O fato do senhor trazer o homem que esteve por trás da campanha eletrônica de Obama, para assessorar o PT, prova apenas que o senhor acredita mais no profissional made in USA, não hora de defender os seus interesses pessoais e de seus aliados.

NÃO SE AVECHE BICHINHO...


Tome uma branquinha (que segundo sus próprias palavras é melhor que o whisck), relaxe e tente somar mais alguns bons projetos ao final de seu mandato, para poder ser considerado, pelo menos, um presidente que exerceu seu cargo acima da media e com a virtude do coincidente fato, de nunca estar presente quando uma mão enérgica para esbofetear a corrupção, era necessária.