domingo, 3 de janeiro de 2010

TERRORISMO EXPORTADO





OS TERRORISTAS MADE BY USA


O leitor Alberto Rosenberg fez um comentário sobre meu último artigo. Nele ele expressa sua opinião da seguinte forma: Achar que a culpa do terrorismo é dos EUA é muito simplismo e falta de informação.
Sugiro um pouco mais de pesquisa sobre terrorismo, islamismo, fanatismo”.

Concordo plenamente com sua observação, apenas não foi o que eu disso e por isso sugeri ao dileto leitor a ler com mais atenção o que escrevi, que foi bastante distinto do que ele entendeu.

Seria como eu sugerisse que Adolpho Hitler foi a causa do ante semitismo. Ela existia muita antes do mesmo ter nascido e eram extremamente fortes estes sentimentos na Europa contra os judeus. Sendo os seus principais focos, não só a Alemanha, mas como também a Inglaterra e a França, não necessariamente nesta ordem. Mas creio que torna-se licito se afirmar que Hitler tenha uma grande parcela de culpa no holocausto. Aquele que o grande amigo do presidente Lula, o mandante do Iran, afirma nunca ter existido.

No referido artigo disse apenas: “Os Estados Unidos da America tem muita culpa neste cartório (do atual terrorismo). Homens como Saddan Hussein, Osama Bin Laden e Anwar Al Awlaki são produtos desta grande nação, que quando precisava deles, para lutar contra o inimigo na marca da vez, os proveu de treinamento e armamento para que completassem o serviço de que tanto necessitavam. Você treina, atiça e alimenta a fera, e muitas vezes se esquece que um dia ela pode se virar contra você. E quando isto acontece, tenta-se colocar a opinião pública contra estes novos inimigos, na tentativa de fazer esquecer quem os formou”.

O que considero – desculpe o Alberto - muito diferente. Com a devida vênia os Estados Unidos tem sim muita culpa no cartório na era moderna e os Bin Ladens, os Husseis são made by USA, e os Awlakis made in USA. Disso não tenho dúvidas.

Vejo hoje o presidente Lula blindado. Ele é o baluarte de um partido sem nenhuma ideologia e que necessita dele para se manter no poder. O presidente Lula tem o carisma, a comunicabilidade e sabe usar de seus poderes para criar programas que lhe tragam votos. Mérito seu. Por isto sua atual aceitação entre a massa popular é por demais, significativa. Em contrapartida se dá muito bem com aqueles que dominam o capital aqui no Brasil: os bancos e as industrias.

Plagiando ele diria, “que nunca na história deste pais os bancos ganharam tanto dinheiro...

Mas porque comento sobre a blindagem? Porque, qualquer que seja o escândalo e a bandalheira, imediatamente um alvo é determinado e ele, o presidente, não leva uma gota de lama sequer. Esta imune. Inexpugnável. Quem nem o chimpanzé, que não viu, não ouviu e nem escutou. Estava em algum pais do exterior.

Pois bem, esta blindagem não é um produto made in Brazil, nem dos Estados Unidos, mas nos tempos de Ronald Reagan, descobria-se que armas made in USA eram vendidas para comunidades terroristas árabes para serem usadas contra Israel e imediatamente um coronel entrava em cena afirmando ser ele o culpado e que o presidente não tinha o menor conhecimento do fato. Isto se chama blindagem.

Você não precisa pesquisar a fundo sobre fanatismo e islamismo para saber que as raízes do terrorismo são anteriores a George W. Bush e outros presidentes. Os alemães da SS quando trazidos para a America do Sul, após a queda do nazismo na Europa, foram a seguir transferidos para o Egito onde iniciaram o processo de treinamento implantando, o mesmo sistema de células terroristas que Otto Skorzeny tão bem implantou durante a II Guerra Mundial.

Não quero afirmar que o austríaco Otto Skorzeny inventou o terrorismo, mas que ele tem uma grande parcela de culpa na organização do mesmo, não existem dúvidas históricas sobre o fato. Basta pesquisar.

O sentimento do terrorismo é um. Muito antigo. Ele está ligado ao ódio que os árabes século após século desenvolveram contra aqueles que são cognominados de infiéis: nós.  Vem antes mesmo das cruzadas. O problema é que alguns árabes interpretam o Alcorão de uma forma e outros de outra. Todavia, os últimas gestões norte-americanas, principalmente as republicanas, incitaram em muito este ódio pré-existente. E como havia uma guerra fria travada contra a antiga União Soviética, muitos fanáticos foram treinados e armados para expulsar os russos de certos países cravejados de petróleo. Quando este fanáticos acabaram com as respectivas lutas, criaram as suas próprias, contra aqueles que eles acreditam serem seus grandes inimigos: os infiéis.

Os Estados Unidos não criou nem disseminou o ódio dos terroristas. Mas que de uns tempos para cá, tem provocado muito, isto têm.