PARA ONDE ESTE DEDINHO DA DONA DILMA
VAI NOS LEVAR?
Alguém se deu ao trabalho de ler a ata da Assembleia geral ordinária da Petróleo Brasileiro S. A. – vulgo Petrobrás - realizada a 8 de Abril de 2009? Ela foi levada a efeito na sede social da referida companhia, no número 65 da Avenida Republica do Chile, na cidade do Rio de Janeiro.
Ela é a prova inconteste que o Brasil é um pais rico e tem dono: o PT. Eu surpreendi-me, pois, sabia que tinha dono e quem o era. Só não sabía que éramos um pais rico e que rolava tanta grana entre aqueles que agora manipulavam a empresa “nacional”…
Entre os membros do conselho de administração da companhia, nomes interessantes de serem reconhecidos, entre outros: Dilma Vana Rousset uma divorciada de Belo Horizonte com domicilio na Praça dos Três Poderes, e o brasileiro natural de Genova (deve ser alguma cidade ali perto de Varginha) Guido Mantega com domicilio no Ministério da Fazenda.
Os seis membros do conselho da Petrobrás, perfazem um montante de RS$ 8,266,600 em honorários garantidos por um ano. Algo como 4 milhões de dólares. Logo, somos um pais rico que paga bem a seus funcionários para perderem algumas horas mensais.
Não acredito que estes dados sejam discutidos durante a propaganda eleitoral para a disputa da presidência da Republica neste ano eletivo de 2010. Coisa muito pequena. Mas, eu diria que a dona Dilma está sentada numa grana preta, isto ela está. Um partidaço de matrimônio, se o candidato for um deficiente visual. Ela que nem para sindica foi um dia eleita e que nenhum cargo de comando sequer, de um reles prefeitura do interior de Minas Gerais exerceu, é um dos mais bem remunerados brasileiros.
Pasma a mim e espero que a todos, que estejamos neste grau de salários, quando grande parte da população brasileira, ainda vive da bolsa família, cesta popular básica e outros programas chamativos de votos e pouco incentivadores que o brasileiro saia de casa e tente um trabalho a salário mínimo. A sardinha é colocada na mesa, pensem bem, para que pescar? E isto dentro da premissa que esta gestão esteja gerida por um partido chamado de Partido dos Trabalhadores.
A ebúrnea é um fato que deveria ser dissecado e estudado por aquele que tem direito de voto. Aqueles que vendem a imagem que estão dando de si em um serviço publico, parecem que estão enchendo as burras de dinheiro e não vão querer largar o osso porque tanto lutaram.
Por isto, o Brasil é um pais pesado. Arca com um ônus de funcionalismo público, abarrotado de empregos cabides com valores de primeiro mundo. O problema é que o serviço que recebemos em troca pelo pagamento de nossos impostos é de terceiro mundo. Nisto está a grande diferença entre o Brasil e os Estados Unidos. Aqui você paga, mas em troca recebe serviço de primeiro nível. Se o Estado falha, você abre um processo, ganha e senta na grana. No Brasil, contente-se com que receber, se receber...
Caros amigos. Abram os olhos. O Brasil conseguiu contornar a crise, mas não está livre dela. Pesado e lerdo como é pode ser pego de supetão a qualquer momento. Temos todo o ônus e na verdade pouco bônus. As chamadas classes privilegiadas nunca ganharam tanto dinheiro. Uma espécie de cala boca. A classe mais baixa passou a ter um fictício poder de compra em crediários de 72 vezes a juros extorsivos de mais de 58% anuais. Nosso barco segue em frente, mas se o maremoto surgir, descobriremos que ele ainda se utiliza de velas, não de possantes motores, como nos é vendido.
Que a natureza cuide da gente acima do nível do solo e abaixo do mesmo com nosso lençóis freáticos. Que este dedo exposto de forma tão singular pela senhora ministra, não esteja na verdade, direcionado ao povo brasileiro. Pois só assim poderemos nos preocupar com assuntos maiores, como carnaval e com os campeonatos estaduais de futebol.
Será que o Salgueiro será bi e o Flamengo tetra?