sexta-feira, 23 de outubro de 2009

A DESPEDIDA DE UM GÊNIO

Caros amigos,

Leiam, reflitam e se possivel sigam estas palavras, endereçadas a todos vocês
que compõem a humanidade, escritas por um homem que padece de um cancer linfático.
Ele que a meu ver foi o mais mais importante homem de nosso continente,
no relativo as letras, merece de nós esta resposta a ser dada na forma de
O LER, O SEGUIR E O AMAR.

Obrigado Gabriel Garcia Marques.





Se por um instante Deus se esquece-se de que eu sou uma marioneta de trapos e me presenteasse com mais um pedaço de vida, eu aproveitaria este tempo o mais que pudesse.

Possivelmente não diria tudo o que penso, mas definitivamente pensaria tudo o que digo.

Daria valor às coisas, não por aquilo que valem, mas pelo significam.

Dormiria pouco, sonharia mais, porque entendo que por cada minuto que fechamos os olhos, perdemos sessenta segundos de luz.

Andaria quando os demais se detivessem, acordariam quando os demais dormissem.

Se Deus me presenteasse com um pedaço de vida, deitava-me ao sol, deixando a descoberto, não somente o meu corpo, como também a minha alma.

Aos homens, eu provaria quão equivocados estão ao pensar que deixam de se enamorar quando envelhecem, sem saberem que envelhecem quando deixam de se enamorar.

A um menino eu daria asas, apenas lhe pediria que aprendesse a voar.

Ao velhos ensinaria que a morte não chega com o fim da vida, mas sim com o esquecimento.

Tantas coisas aprendi com vós homens… Aprendi que todo o mundo quer viver no cimo da montanha, sem saber que a verdadeira felicidade está na forma de subir a escarpa.

Aprendi que quando um recém nascido aperta com sua pequena mão, pela primeira vez, o dedo de seu pai, agarrou-o para sempre.

Aprendi que o homem só tem o direito a olhar outro de cima para baixo, quando está a ajudá-lo a levantar-se.

São todas as coisas que pude aprender com vocês, mas agora, realmente de pouco me irão servir, porque quando me guardarem dentro desta caixa, infelizmente estarei morrendo…

Sempre diz o que sentes e faz o que pensas.

Supondo que hoje seria a última vez que te vou ver dormir, te abraçaria fortemente e rezaria ao Senhor para ser o guardião de tua alma.

Supondo que estes são os últimos minutos que te vejo, diria-te. “Amo-te” e não assumiria, loucamente que já o sabes.

Sempre existe um amanhã em que a vida nos dá outra oportunidade para fazermos as coisas bem, mas pensando que hoje é tudo o que nos resta, gostaria de dizer-te quanto o quanto te quero, que nunca te esquecerei.

O amanhã não está assegurado a ninguém, jovens ou velhos. Hoje pode ser a última vez que vê aquele que amas. Por isto, não esperes mais, fá-lo hoje, porque amanhã pode nunca chegar. Senão lamentarás o dia em que não tiveste tempo para um sorriso, um abraço, um beijo e o teres estado muito ocupado para atenderes este último desejo.

Mantenha os que amas junto a ti, diz-lhe ao ouvido o muito que precisas deles, o quanto lhes queres e trata-os bem, aproveita para lhes dizer, “perdoa-me”, “por favor”, “obrigado” e todas as palavras de amor que conheces.

Não serás recordado por seus pensamentos secretos. Pede ao Senhor a força e a sabedoria para nos expressar.

Demonstra a teus amigos e seres queridos o quanto são importantes para ti.


Envia isto a quem entendas

Se não fazes hoje, amanhã também não o farás.