terça-feira, 1 de dezembro de 2009

QUEM SERÁ O CAMPEÃO BRASILEIRO - GRÊMIO OU INTERNACIONAL?

GRENAL






Após o que vi acontecer Domingo passado, hoje tenho a convicta opinião que a final este ano do campeonato brasileiro, não está entre Flamengo, Internacional, Palmeiras e São Paulo. E sim entre Grêmio e Internacional.

Estava em Bagé ilhado por  colorados e gremistas por todos os lados, vendo humildemente o meu Megão encestar o Coríntias, um time que vem caindo pelas tabelas não é de hoje. Mas que agora, de uma hora para outra, está sendo acusado de entregar o jogo, coincidentemente pelos colorados.

Durante a transmissçao, de um lado os gremistas se divertiam com o fato que o Flamengo ganhava de 1x0 e o Internacional perdia do lanterna, o Santa Cruz, pelo mesmo placar. De outro lado, colorados afirmando que o Coríntias não queria nada com a vitória e estava fazendo corpo mole.

Ai veio o gol do São Paulo, abrindo o placar contra o Goiás. Todos calados, pois, não adiantava de nada discutir-se com o São Paulo saindo-se vencedor. Outrossim, com a virada do Goiás, o clima voltou a esquentar.

Aí o gorducho Ronaldo sai contundido e o tecnico Mano Meneses – mais uma vez dando uma de prima dona – alguns minutos depois é expulso de campo. O Chicão quase arranca a perna de um rubro-negro e é justamente expulso. Outrossim, os colorados tiveram a nítida e cristalina certeza que a coisa estava arrumada em Campinas. E eu, quieto que nem um coelho, pois, estava na casa dos anfitriões, me divertia vendo o circo pegar fogo. Ainda mais, que já que se falava em fogo, via o Botafogo se afastando mais uma vez, de permanecer na primeira divisão.

A virada colorada em Recife, fez os colorados torcerem ardentemente pelo empate do mais querido de São Paulo, mas o penalty marcado contra o Coríntias, há dois minutos do final da peleja, deixou a todos aturdidos. Inclusive ao goleiro Felipe, que não tentou sequer tentar agarrar o chute e ainda por cima bateu palmas com o gol do Flamengo. Uma atitude que deveria lhe trazer uma punição severa, pois, sua obrigação profisional é jogar e não debochar do porque o árbitro decidiu por isto ou por aquilo. Ninguém está preocupado com a sua opinião, caro Felipe, e sim com sua atuação. Que, diga-se de passagem, de uns tempos para cá está muito fraquinha

Flamengo 2x0 e com a mão perto da taça. Ai começou a discussão. Os gremistas imediatamente vibraram e afirmaram que preferem perder para o Flamengo do que ver o Inter campeão. Os colorados, jurando com os pés juntos, que aquilo se tratava de uma falta de carater entregar o jogo. Quando na verdade estariam fazendo o mesmo, caso a situação fosse ao contrário.

O é vexaminosa se o for, mas uma coisa me ficou clara. Existem grandes rivalidades futebolísticas, mas nada - nem mesmo Argentina contra Brasil - pode ser caracterizada como sequer parecida, como a do Grêmio contra o Internacional.

Não tenho dúvidas que este será o assunto antes e depois do apito final de Flamengo e Grêmio no Maracanã. Mesmo levando-se em consideração que o Flamengo é um dos time de melhor aproveitamento em jogos em sua casa e o Grêmio certamente o pior fora da sua. Não interessa. Mesmo que o Flamengo faça a maior atuação de sua história, sua vitória sempre será lembrada pelos colorados como uma entrega de seu maior rival.

Seria isto justo?

Se é ou não é, pouco interessa aos torcedores do Internacional, que deveriam sim cobrar de sua diretoria, a possível perda deste titulo, no exato momento em que venderam o Newmar. Ele fazia toda a diferença do mundo.

O Flamengo assumiu a calma e a lucidez de Andrade. Terminou o primeiro turno feliz por estar fora da zona do rebaixamento. Aos poucos com humildade e muito coração ganhando jogos chaves. Quanto era sexto ou sétimo na tabela, Pet o grande organizador deste time e Adriano o homem que fez 19 gols, afirmaram em entrevistas distintas que o Flamengo lutava para chegar ao G4. Ganhar o titulo era um sonho distante. Mas esta humildade e esta perseverança, levaram o Flamengo a estar na posição que hoje se encontra: a de melhor campanha no segundo turno e a de depender somente dele para levantar o caneco.

Acho o time do Flamengo fraco. Mas os outros não são grandes maravilhas também.

Faltou ao Palmeiras e ao São Paulo a tranqüilidade de se manterem onde um dias estiveram. O Flamengo não tem absolutamente nada com isto. Apenas se aproveitou da bobeira de ambos. O Internacional igualmente pisou na jaca. E tanto Cruzeiro como Atlético amaleraram” nas horas chaves.

Mas há de se lembrar que o próprio Internacional ganhou, este fim de semana, do pior time campeonato, já desclassificado e sem motivação alguma, suando sangue. Logo, há de se convir que time não é a última coca-cola do deserto, muito menos o último bombom da caixa.

Muita gente é contra o sistema de pontos corridos utilizado nos maiores centros futebolísticos do mundo. Falam em play off, como nos Estados Unidos. Eu discordo, prefiro o sistema atual e este campeonato é a maior prova disto, com alternâncias e sensações até o seu último minuto. Dependendo da combinação de resultados, quatro times ainda podem ser campeão. O Flamengo não o é ainda, lembrem-se...

Que me desculpem os colorados. Sei que foi muito azar deles o time com maior chance de sagrar-se campeão jogar sua última partida contra o Grêmio, precisando o Internacional de uma vitória de seu maior rival.

Mas que para o Flamengo é bom, disto eu também não tenho dúvidas.