sábado, 26 de dezembro de 2009

VIOLÊNCIA SO PODE SER COMBATIDA COM ORGANIZAÇÃO




OS GIULIANIS E OS GAROTINHOS

A Internet proveu um milagre no mundo. A das pessoas se falarem se vendo nas telas de um computador. Isto revolucionou as formas de comunicações entre parentes, amigos e mesmo no mundo dos negócios. Tudo se tornou mais perto, mais tocável, enfim, menos eletrônico e mais pessoal. Imaginem, todavia, na época de nossos pais, a carta era a forma mais crível de comunicação.

Hoje tenho acesso a amigos e a novos amigos feitos pelo fenômeno chamado internet. Evidentemente que ela igualmente nos escravizou. Nos mantém mais tempo ligados, sentados com os olhos fixos na telinha e ávidos por informações. Ela acabou com os dicionários e as enciclopédias. E respectivamente com a profissão de vendedores das mesmas. Pois, ela trás a todos nós, as respostas as nossas perguntas. Basta apenas pesquisar. Ela ativa nosso cérebro e isto de alguma forma irá atrasar nossas deficiências da mente com o aumento da idade. Ao mesmo tempo estraga nossos olhos. E em muitos casos a nossa coluna. Quanto ao coração, o tempo o dirá, já que sempre haverá um tempinho para levantar e exercitar-se. Quem não o fizer, que não me venha no futuro culpar a internet.

Tudo na vida é factível a interpretações e erros. Menos a morte. A internet tem os seus. Aliás, se a grande ciência exata as vezes se confunde, porque não a eletrônica. Os matemáticos brasileiros não tem como explicar, por exemplo, o Fluminense que a uma altura do campeonato tinha apenas 1% para não cair e o Flamengo 8% para ser campeão, contradisseram seus cálculos.

Pois, bem partindo-se do principio que existem atos falhos, vou me ater a um que considero factível: o do termino dos focos que geram a violência em nossas principais metrópoles.

Manhattan, estava uma determinada época se tornando um caos. O prefeito Giuliani, abraçou a causa de limpá-la e o fez. New York não é um paraíso, porém, longe de ser hoje, o inferno que estava se tornando dia após dia. Estamos falando de menos de duas décadas. Mas se quisermos nos ater a muitas décadas antes, vejam que aqui mesmo nos Estados Unidos no inicio do século passado, estava sendo dominado pelas forças do crime. Mike Mcdonald, chegou a ser o czar de Chicago, logo após a guerra civil. Ike Rynders, no início do século anterior, o XIX, um jogador do Mississippi, assumiu a chefia das gangs de New York. Jerry Bassity era o vice lord de San Francisco. Batidos eles foram a principio substituídos pelas gangs de judeus e irlandeses, mas sua organizações foram igualmente destruídas, tão logo seus chefes foram capturados ou mortos. A única coisa que se manteve navegando em águas mornas e tranqüilas, foi a Máfia que chegou depois de todos , mas se organizou como Rockfeller ou Morgan o fizeram na área financeira. Assim, mesmo com a queda de Capone, Torrio, Costello e Luciano, a Máfia sobreviveu. E prosperou.

Sobreviveu por ser melhor organizada, aparelhada e gerenciada que as organizações governamentais da época. Prosperou, pois o sistema que a deveria repelir, custou a organizar-se. Resumindo, as organizações governamentais têm que se organizar, se aparelhar e serem melhor gerenciadas para lhes fazer frente. Trata-se de uma guerra civil e como tal tem que ser vencida pelo aparelho governamental, para que a nação e a sociedade, que nela habita, possam viver em paz.

A Máfia ainda existe, outrossim mais sem sua importância original. Acabou transformando seus negócios em investimentos legais, pagadores de seus impostos. O FBI coibiu sua ingerência, no momento em que os substitutos de Edgard W. Hoover deixaram de perseguir artistas de cinema e os John Dillinger e os Ma Baker da vida e se concentraram em desbaratar a Cosa Nostra, após o assassinato do presidente John F. Kennedy.

Logo, achar que o comando vermelho, ou qualquer nome em que os grupos  de quadrilhas brasileiras estejam agindo, são inexpugnáveis é desculpa esfarrapada. A Máfia e os bandidos antes citados, nos Estados Unidos tiveram seus dias contados quando gente que queria resolver o problema, resolveu agir.

Aí está o x do problema: gente que queira resolver o problema, e resolva agir. Não vi esta vontade em ninguém e em nenhuma gestão. Nunca o Brasil esteve tão atado a violência como agora. E a turma do planalto fala, fala, mas nada é efetivamente feito. Não existe organização, muito menos vontade.

Frank Costello, um dos boss da Máfia, afirmou em 1951: “Eu amo este pais. E porque não? Somente na America pode um grupo de vagabundos como nós, em poucas décadas, criar um império nacional de crime organizado.

Acredito eu, que os Escadinhas e os Beira-Mar da vida, de alguma forma pensam, ainda hoje, da mesma maneira. 60 anos depois...

Mas como diria Papai Noel, aqui são os Giulianis da vida, ai os Garotinhos...