quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

QUATRO MESES NO AR





O SONHO DE UM ANO MELHOR

Hoje completamos 4 meses no ar. 120 crônicas, mais de 400 toques diários e 38 seguidores. Sinto-me feliz pela iniciativa, idéia de um amigo do face book.

Por sua vez, estamos chegando ao final de mais um ano. Hora de refletir e fazer uma repaginada em tudo que se passou. Pesar os prós e os contras e fazer planos para o novo ano que se inicia.  Faço isto todos os anos. E quase sempre funciona, pois, normalmente não repito os mesmos erros e de vez em quando aprimoro algo que pode ser aprimorado.

Meu Flamengo e meu Salgueiro me deram grandes alegrias este ano. São momentos de excitação, por assim dizer, momentâneos, mas não importa, pois fazem uma existência mais feliz.

O Brasil parece que está conseguindo à sua maneira, conviver com a crise mundial. Uma das grandes qualidade do presidente Lula é nunca se chocar com a tempestade. Ele a contorna. Possuí aquele dom que deus deu a maioria dos brasileiros, o dom da maleabilidade. Temos jogo de cintura, por isto somos bons em futebol e em contornar situações adversas, mesmo em momentos de irredutibilidade, antagonismo e insolvência moral. Outro grande dom que nosso povo recebeu, foi sua capacidade de perdoar e esquecer.

A memória infiel relega nosso passado histórico a uma longínqua posição em nosso cérebro, que pouco a pouco nos faz esquecer. E os Collors da vida volta, se reelegem e o pior opinam. Não sei se isto é de todo ruim, pois a falta de dignidade política, a insolvência moral, e o volume de desmando de nosso legislativo, faria de qualquer sociedade de memória, uma comunidade tresloucada. E ao contrario, levamos na esportiva e acreditamos que existirão dias melhores. No Brasil todo este caos de vexames e abusos de poder não enfraquecem a ação de nosso presidente e muito menos lhe tiram a autoridade e popularidade. Um verdadeiro fenômeno metafísico, que acho que só pode acontecer no Brasil.

Tivemos o governo inaugural em Getulio. O governo grande em Juscelino. O governo consciente em Fernando Henrique Cardoso. E estamos agora vivendo o governo de progresso, aquela palavra que esta escrita em nossa bandeira, mas que apenas de 16 anos para cá está sendo finalmente seguida. Um dia quem sabem teremos a outra: a Ordem...

Na realidade apenas 4 gestões, para uma vida política é pouco. Eu diria que muito pouco. Mas sobrevivemos. As demais adentraram no ostracismo que os gregos criaram para castigar seus adversários políticos.

Não estou de acordo com várias diretrizes administrativas do governo Lula. Porém, tenho a humildade de reconhecer coragem na mesma e igualmente lealdade as plataformas políticas que o apóiam, mesmo sendo estas plataformas muitas vezes geradoras de estapafúrdios escândalos, grandiloqüência abstrata e demagogia barata.

Entre os pontos que mais me apavoram na atual gestão, creio que a educação e a segurança possam a ser os mais falhos. Foram realmente relegados a uma posição inferior dentro do programa de metas do PT, que parece ter como diretriz básica a tentativa de se manter eternamente no poder. Custe isto o que custar à nação. Outrossim, tenho muito receio para com a forma como a justiça tem se pronunciado.

Justiça é segurança, pois, segurança alguma pode existir sem justiça. Temos que respeitar a justiça mesmo que ela venha a beneficiar nossos desafetos. Mas para tal temos que confiar que aquele senhora de olhos vendados que carrega a balança em suas mãos, tenha autodisciplina, discernimento, paciência, isenção, equilíbrio e habilidade. Não é muito para se pedir, mesmo em se tratando de nós brasileiros.

O Brasil tende a viver a lei de Matheus, cuja prioridade é cuidar dos seus. Sei que vivemos tempos difíceis, com o planeta por se acabar, as finanças por ruir com o crédito e uma total perplexidade vivida por parte de grande parte da civilização. Não importa. Houveram outros tempos como estes e a humanidade sobreviveu. Um dia vamos dar certo e até a turma de Governador Valadares irá preferir ficar...

Que cada um, no apagar das luzes de mais um ano que se vai, recolha-se a si mesmo e faça um verdadeiro ato de contrição das coisas que fez e deixou de fazer. Pense em como evitar de repetir erros e de como melhorar as coisas que consegui de bom para você e os seus. Pois, o primeiro passo para se estar bem com os outros, seu trabalho e sua vida, é estar bem consigo mesmo.

Olhe o sol e não veja nele apenas uma fonte de calor. Sinta nele a vida, a energia. Con temple a lua e não a sinta apenas como um fator romântico. A veja como uma estrela, como nós, que necessita girar em seu entorno, pois, conseqüentemente estará girando ao redor do astro maior. E daí para frente esperar por um bom natal, um próspero ano ano e quem sabe com o campeonato mundial do Flamengo.