quinta-feira, 26 de novembro de 2009

DE MÃOSZINHAS DADAS

A IRA CONTRA O IRÃ, ATÉ QUE RIMA...






O que seria em sua opinião a melhor definição um elemento que se acha importante? Acho que várias seriam as opiniões. Eu não acredito que ninguém possa ser mais importante de quem quer que seja. Mas existem sempre aqueles que discordam e tentam provar a sua maneira, a importância que exalam. Outrossim existe um detalhe que destaca o pseudo importante, do resto dos seres humanos: a inacreditável capacidade de pessoas que se julgam importantes não ouvirem aquilo que não querem ouvir. O que na realidade deve ser para eles, a razão de sua pretensa importância.

Velhas raposas da politica brasileira desenvolveram este dom com raro maestria e o exercem com intenso cinismo. Creio que nosso atual presidente, seja o que o mais exerça com perfeição. Mas tudo chega a um fim. E quem assim pensa e assim age, acaba um dia recebendo também a sua conta.

O PT deve ter sido o grande sonho do Presidente Lula. Como no caso de uma criança pobre que se vê presa, de uma hora para a outra em uma casa de chocolates, acaba se lambuzando e com diarreia brava no dia seguinte. É o caso de seu partido, o PT, que hoje governa, dá as cartas e troca figurinhas. Tudo vira pizza, e talvez por isto a primeira dama já tenha conseguido para todos de sua família, passaportes italianos. O pais que inventou a pizza.

Outrossim, tem uma coisa que li, quando ainda muito jovem, que me chamou muita atenção. Se não me engano é de Oscar Wilde, e ele escreveu mais ou menos isto: “quando Deus quer nos castigar, faz com que nossos sonhos se tornem realidade”.

Pois é, meu caro presidente Lula, Deus lhe concedeu viver o seu sonho. Só espero que não seja também um castigo esta sua realidade.

Todos nós deveríamos ter noção de nossos limites. Dias atrás publiquei uma frase do jornalista Roberto Sander que dizia: quanto é inglória a tarefa de conhecer a si mesmo e avaliar a extensão de determinadas escolhas”.

Pois é, acho que o presidente Lula deveria ler com atenção estas duas frases, tanto a de Wilde quanto a de Sander e refletir sobre o assunto. Pois, em algumas situações ele simplesmente anda extrapolando. Extrapolando a procura de que? De um Nobel da paz? De uma presidência na Petrobrás? De uma sucessora que seja sua teleguiada? De uma promoção internacional? Será que não é hora dele voltar s suas origens e viver sua vida. Como a grande maioria dos servidores políticos fazem, depois que abandonam seus cargos, ele deveria se afastar da política. FHC faz hoje aquilo que fazia antes de ser presidente: leciona. Está certo que o presidente Lula, não tem uma atividade operacional e produtiva fora da política há várias décadas. Vive da política. Se tornou político profissional. Mas pode tentar algo, já que dinheiro não parece ser mais o problema seu e muito menos dos seus.

Mas o presidente Lula, está naquele ponto que acha que tudo que colocar o seu dedo, a coisa irá dar certo. Talvez por isto, um dia tenha perdido um. Afirmar que “apóia o direito do Irã a desenvolver energia nuclear para fins pacíficosme induz a pensar que ele não quer ouvir aquilo que não lhe interessa, como toda pessoa que se acha importante, e na verdade não o é. Depois de tudo o que este nanico iraniano disse, acreditar ainda que o Irã quer energia nuclear para fins pacíficos, é pelotudez, como diriam os argentinos. Ou o presidente Lula é um tonto, se faz de tonto ou quer mesmo ver o circo pegar fogo.

Não me espantarei se Evo Morales e Hugo Chávez repitam esta mesma ladainha, pois, em minha opinião são farinha do mesmo saco. Dividem a mesma Biblia. Mas confesso que esperava um pouco mais daquele que tem hoje um apoio popular imenso da massa bolsa família.

O líder iraniano, em diversas oportunidades fez questão de frisar que ele e o presidente Lula são bons amigos. Logo, identificaram-se, naquela história de diz-me com quem andas e eu te direi que és. Problema algum. Agora querer acreditar que quando ele afirma que quer um mundo livre sem armas de destruição em massa”, quando em seu pais não há liberdade para nada, aio é querer fazer de meu ouvido, um pinico.

O presidente Lula tem orelhas avantajadas, é homem do PT desde a sua instituição, logo pode se dar ao luxo de ouvir estas coisas, sem maiores maiores abalos sísmicos, pois, em seu partido piores coisas são ditas e por ele aprovadas.

O encontro com José Sarney não poderia ser melhor. Espelhos de uma mesma farsa. Disse O ILUSTRE CONVIDADO DO GOVERNO BRASILEIRO, que seguirá para a Venezuela e Bolívia, segundo ele, seus únicos aliados, junto ao Brasil, na América latina. Senhores e senhoras, descobri que somos aliados do Irã. Logo, postamo-nos no bloco contrário aos EUA, Alemanha, França, Inglaterra, etc... Isto não é democracia é burrice crassa.


Senhoras, cuidado, pois neste nosso aliado, as mulheres não tem vez.


BOM ASSUNTO PARA SE FALAR NO DIA DO THANKSGIVING, NÃO?