quarta-feira, 2 de setembro de 2009

O VASO RACHADO

O VASO RACHADO

A vida e as pessoas que dela dependem, 
possuem defeitos e qualidades. 
Nada somos mais, sem exceções, 
que vasos rachados. 
Cabe nos beneficiar das qualidades
 e tentar conviver com os defeitos.

O choque de interações políticas e religiosas, acentuam de cada lado, mais os defeitos do que propriamente as qualidades.

Este ano estamos enfrentando um crise mundial econômica de proporções inimagináveis. Contudo são nas grandes crises, que as grandes soluções são encontradas. Logo, sempre haverá algo a se aprender quando a crise passar. E por isto gostaria de deixar uma historinha chinesa para ser gravada na mente de todos. Principalmente na daqueles que preferem apenas a se ater aos defeitos dos outros.

Todos nós temos as nossas manias. Que para nós que convivemos todos os dias com elas, nos parecem normais. Sim, o podem o ser à nossos olhos, mas nem sempre o serão aos olhos daqueles que nos miram.
Isto me lembra uma pequena parábola oriental que tomo a liberdade de reproduzi-la aqui. 

Diz a lenda que uma velha senhora chinesa possuía dois grandes vasos, cada um suspenso na extremidade de uma vara que ela carregava nas costas. Um dos vasos era rachado e o outro era perfeito. Este último estava sempre cheio de água ao fim da longa caminhada do rio até a casa, enquanto o rachado chegava meio vazio.
Durante muito tempo a coisa foi andando assim, com a senhora chegando a casa, somente com um vaso e meio de água.
Naturalmente o vaso perfeito era muito orgulhoso do próprio resultado e o pobre vaso rachado tinha vergonha do seu defeito, de conseguir fazer só a metade daquilo que deveria fazer.
Depois de dois anos, refletindo sobre a própria amarga derrota de ser 'rachado', o vaso falou com a senhora durante o caminho:

- Tenho vergonha de mim mesmo, porque esta rachadura que eu tenho faz-me perder metade da água durante o caminho até a sua casa....
A velhinha sorriu:
- Reparaste que lindas flores há somente do teu lado do caminho? Eu sempre soube do teu defeito e portanto plantei sementes de flores na beira da estrada do teu lado. E todos os dias, enquanto a gente voltava, tu as regavas! Durante dois anos pude recolher aquelas belíssimas flores para enfeitar a mesa. Se tu não fosses como és, eu não teria tido aquelas maravilhas na minha casa.


Cada um de nós tem o seu próprio defeito.
Mas é o defeito que cada um de nós tem, que faz com que nossa convivência seja interessante e gratificante...
É preciso aceitar cada um pelo que é, não pelo que poderia ser e muito menos por aquilo que gostaríamos que fosse.
Temos sim que descobrir o que há sempre algo de bom em todo e qualquer ser humano que de nós se aproxima e interage.


Não acredito que possam existir muitas qualidades em políticos como o Jânio, o Collor, o Sarney, o Renan, o José Dirceu isto para nos ater aos mais recentes. Não os posso situar entre os vasos rachados, pois, para mim o são furados. Não conseguem manter a água em seu interior e por isto são incapazes de regar qualquer coisa que seja na beira da estrada de nossa existências.
Outrossim, eles existem e estão lá por causa de uma coisa chamada voto. Voto levado a urna por gente como a gente, que acorda, come, trabalha, sofre, ama e dorme. E em um determinado dia vai até as urnas e os elegem. Dão a vasos furados, o poder de decidir por nosso futuro.
Assim sendo, meus caros e parcos leitores, tenham certeza que devemos ser menos críticos, mais construtivos e daqui para frente imensamente melhor informados de quem são os vasos que colocamos em Brasília e na chefia de nossa cidade e de nosso estado.
Temos nós brasileiros que acordar para uma realidade. Somos donos de nossa própria vontade. Temos o poder de decidir pelo vaso a se utilizar. Podemos e devemos substituir os vasos que não nos têm serventia, ou que prejudicam nossas necessidades. Enfim, unidos podemos até ser vencidos, mas nunca subjugados.
Todo vaso rachado tem as suas qualidades. Cabe a nós descobri-las e explorá-las em um bom sentido. Para eles uma critica construtiva, ou uma palavra confortadora sempre poderá melhorar sua performance. Quanto aos vasos furados, muito pelo contrário. Deveriam ser jogado no lixo, pois, são constituídos de material de tão fraca qualidade que se torna perigoso até reciclá-lo.
Lembrem-se que sempre existirão as oportunidades, para plantarem sementes pelas estradas de suas existências. Mas regá-los apenas com os vasos rachados.
albatrozusausa@yahoo.com