terça-feira, 27 de abril de 2010

UM HAMBURGUER OU UMA SALADA?




SONHOS E REALIDADES.

Parte deste texto, foi a introdução a um artigo que escrevi em um blog que tenho sobre cavalos de corrida, sobre a não vinda de um reprodutor, que poderia ser uma diferença dentro do contexto criatório brasileiro. Mas esta introdução, a meu parecer, tem várias serventias.

O achei interessante e por isto, o trouxe para o convívio de nós, os humanos.

Durante séculos a Raça humana teve um ponto em comum: a capacidade de sonhar. Sonhar em ser um grande jogador de futebol, um artista de cinema, um político importante, ou mesmo um bem sucedido chefe de família. Qualquer que fosse o sonho, qualquer que fosse a sua grandeza ou simplicidade, todos, sem exceção,  tinham o direito de sonhá-lo. Alguns chegaram lá. Outros não.

Durante décadas, aqueles que não chegaram aonde sonhavam chegar, criaram todo e qualquer tipo de desculpa, para de uma forma ou de outra, justificar o fracasso ou a não chegada ao objetivo de seus sonhos. E o martírio destes só cessa, quando, depois de muita alto análise,  se chega a plena conclusão, que por algum motivo você não era bom o suficiente para tornar realidade o seu sonho.

Eu sou ainda daqueles que acredita que cada um nasce com um dom. Cabe a cada um descobri-lo. E estas descobertas surgem de formas distintas. Muitas vezes impensáveis. Acredito que para os artistas, de alguma forma, esta descoberta aflora de uma maneira mais espontânea. Para um Mozart, a simples presença de um piano, o fez encontrar-se. Da mesmo forma a tela para um Van Gogh e uma simples folha de papel para um Leonardo da Vinci. Este dom que existe em cada um de nós, pode ser definido como destino.

Para se descobrir este dom, é necessário outro dom: o da necessidade de se descobrir a si próprio. Nem todos se sentem preparados, ou mesmo querem escrutinar a si próprios. Depende de cada um.

Confesso que levei alguns anos, para achar os meus: cavalos e escrever. Se é que os achei... No primeiro acho que estou onde deveria estar. No segundo, estou a caminho, sem realmente saber onde posso chegar. Logo, a vida lhe ensina que você necessita se renovar, a cada minuto, para se ter certeza que vai realizar os seus sonhos. E mais do que isto. Que aqueles são os sonhos que você deve realmente sonhar. Os sonhos para os quais você foi feito.

Vocês se lembram da mulher nota 10? A Bo Derek? Pois, é há 30 anos atrás ela foi um dos meus sonhos de consumo. Houveram outros. Centenas talvez, mas este tipos de sonho, são apenas para serem sonhados. nunca vividos.

Indecisões acontecerão durante a sua vida. Indecisões como deglutir aquele hambúrguer colossalmente”  apetitoso que além de lhe apetecer, o atrai de uma forma quase impossível de se resistir e lhe fará a longo prazo mal, ou se manter naquela saladinha insossa, insípida e inodora mas que teoricamente é boa para a sua saúde, mas nem tanto para seu paladar.

Assim sendo, nem sempre aquilo melhor palatável, é a melhor solução para seu destino. Outra lição a ser aprendida. E preferencialmente seguida.