quinta-feira, 8 de abril de 2010

O ABANDONO DE UMA CIDADE QUE JÁ FOI MARAVILHOSA





VALE A PENA DAR OUVIDO AOS VAMPIROS?

O Rubinho Barrichello, nunca foi bom com um microfone a sua frente. Falta-lhe um certo carisma. Outrossim, desta feita eu acho que ele tem razão. O que fazem de troça dele, não é brincadeira, agora eu gostaria de realmente ver estes que gostam de fazer hora com a cara deste grande piloto, sentados em um cockpit de uma formula 1.

Desta feita Rubinho falou que o carro que dirigia era ainda uma porcaria e imediatamente aquela legião de vampiros colocou a boca no balão, dizendo coisas não muito recomendáveis a um dos grandes nomes da nossa história automobilística. Eis aqui a sua resposta:

"Continuarão sendo maldosos e vendedores de informações criadas e mal interpretadas. Falar mal de um político que fez seu papel mal é uma coisa, agora querer ver chuva onde não chove é completamente outra. Já estou farto desse povo da idade da pedra que não aprende nunca... ficarão velhos e verão que a vida passou rápido e que não aprenderam nada".

Pode até ser que o nosso Rubinho tenha sido mais rápido na língua que no volante. Não estou aqui para discutir o fato. Mas, em minha visão, ele está absolutamente certo. Somos o pais dos contestadores e dos enciumados com o sucesso alheio. Gostamos de menosprezar aqueles que estão na mídia, não por assassinarem ou roubarem alguém. Não por fazerem parte de um mensalão. Mas sim, aqueles nossos esportistas, principalmente os, que no parecer destes críticos atrozes, não chegam onde eles deduzem que deveriam chegar.

Gente da idade da pedra, que deixou a vida passar rápido sem se preocupar a aprender nada dela. Perfeito Rubinho, seu raciocínio não poderia ser mais cristalino. Principalmente se analisarmos a maneira pela qual o povo brasileiro vota. mas não é só ele que as vezes escorrega na banana a frente de um microfone. Vejam o que o presidente Lula aprontou, desta feita.

Nosso inteligentíssimo presidente afirma, exatamente no dia, em que mais de 80 pessoas morrem no Rio de Janeiro, vitima das chuvas, que a cidade maravilhosa está pronta para receber as olimpíadas. Seria isto uma piada? Estaria nosso presidente atordoado por um possível alto grau etílico? Quereria ele enganar uma população do qual precisa votos para a Dona Dilma? Não notou ele que o número de mortos alcança mais que uma centena? Acredito que isto sim, afirmativa, capaz de baixar, qualquer índice de popularidade.

Meu presidente. Venha ao Rio de Janeiro e constate com seus próprios olhinhos que esta terra há um dia de comer, como anda a segurança, o saneamento básico, a simples limpeza de nossas ruas, a educação, o descaso para com tudo que é público. Tá acordado bichinho? Pois, aconselho que saia de cara limpa e ande duas horas pela zona sul, a mais privilegiada da cidade, e depois, repita que o Rio de Janeiro está realmente pronto para receber um olimpíada.

No Leblon, por exemplo, senhor presidente, cuidado para não pisar na merda de cachorro, evite bater seu gordinho joelhinho nos para choques dos carros estacionados nas calçadas, preste a atenção nos bueiros soltos, tenha cuidado para não pisar nas famílias desabrigadas que na rua dormem e lá mendigam e por favor, fique de olho em sua carteira. Pois, no Rio de Janeiro, ninguém livra a cara de ninguém. Bobeou, sambou!

O Rio de janeiro com dois dias de chuva está um caos. São Paulo com quatro, quase parou. Onde o senhor estava? A caminho de visitar um pais para enriquecer seus conhecimentos turísticos? Nos Estados Unidos, quando há uma catástrofe com centenas de perdas de vidas, o presidente é o primeiro a comparecer a região para prestar os primeiros socorros.

Aqui? Nem pensar...

Mas voltando a sua frase bombástica, de efeito demagógico. Não sei quantas olimpíadas o senhor compareceu, meu presidente, mas firmo, que as cidades que as sitiaram, estavam em melhor ordem que a nossa, que um dia foi até considerada maravilhosa. Em outras cidades olímpicas, os gestores governamentais falaram pouco e agiram muito. Justamente ao contrário do que o senhor gosta de fazer.

Tenho pena de meu Rio de Janeiro. Tão lindo, mas tão abandonado. Tão cantado em versos, mas tão delapidado pela total falta de segurança. Como fazer, para salvarmos, o pouco que restou do mesmo? Lembro-me do total estado de abandono que se encontrava a Broadway de Manhattan a 15 anos atrás. A gente ia ao teatro e pegava o taxi, assim que saía do teatro. O prefeito Giuliani, colocou as coisas em ordem. Porque não podemos fazer o mesmo com a nossa cidade?
Porque não nos unimos e exigimos que as autoridades incompetentes, cumpram com suas funções? Somos igualmente culpados, por nossa omissão e submissa forma de aceitar que se não era assim, não faria muita diferença se fosse assado.

Que nossas olimpíadas sejam um sucesso. Que o Rio de Janeiro agüente o tranco. Que os cariocas tomem para si a necessidade de colocar esta grande cidade nos eixos. Depende apenas de nós.