sábado, 24 de abril de 2010

COISAS QUE NÃO PASSAM PELA IMPRENSA

FOTO DE WALTER CARAMUJO

UMA CARTA DE UMA BLOGUERA BRASILEIRA
PARA UMA BLOGUERA CUBANA

Minha cara Yoani,

Tomo a liberdade de lhe mandar esta missiva, por ser uma inveterada bloguera que nem você, em um pais que também ainda sofre com a censura. Sim, nós também temos censura por aqui. Se bem que numa escala menor que a aí de Cuba, mas ainda de forma significativa. Aqui no Brasil, como por ai, aquilo que não interessa ao governo, nem sai na mídia. É abafado antes mesmo de se tornar noticia. Não o fazem como em sua ilha pelo poder das armas. Não, aqui são mais sutis. O fazem por intermédio de outra importante arma, mais letal ainda, a dos anúncios. E você sabe bem, que no terceiro mundo, mídia não consegue sobreviver sem anúncio. É que nem carro sem gasolina: não anda!

Hoje mesmo saiu uma foto de nosso presidente segurando uma camiseta a ele ofertada em um de seus comícios em Itinga, no vale do Jequitinhonha. Ele não notou que havia uma tremenda critica nas costas da mesma e deixou-se fotografar enquanto lia os dizeres da parte frontal. Coitadinho, tremendo mico, querida! Mas ninguém publicou a foto que mando em primeira mão para você. Imagine, um furo deste é a Globo, a Band nem o Silvio Santos, nem noticiaram... O mesmo aconteceu quando os seus conterrâneos, invadiram meses atrás o consulado brasileiro em Miami. Ninguém me contou. Aliás, me contara. Foi a Tia Marocas, nossa sacoleira mor aqui de Santo André. Ela viu, com aqueles olhos que um dia a terra há de comer. Porém, no Brasil, nem uma nota sequer... Mas aqui entre nós, o caso da camiseta, pode ser montagem. Esta turma que tem abuso de nosso presidente, aproveita sempre a oportunidade, para aprontar alguma.

Mas a razão principal deste contato que inicio com você, é porque ouvi dizer que você mandou uma cartinha para o presidente Lula. Nela, pelo que me contaram, você pede a nosso presidente para interceder junto aos irmãos Castro, para que possa deixar o pais, e visitar, entre outras nações, o Brasil. Boa iniciativa, mas...

Deixe-me explicar. Acredito que você tenha tomado esta decisão, por ter conhecimento que não existe ninguém que seja tão amigo, tão irmão e que aprecie de forma tão apaixonada os métodos impostos pelos irmãos Castro, que o nosso presidente Lula. Para ele Fidel e Raul, exatamente nesta ordem, são como irmãos. Mais até que o Vavá, que está de castigo, desde aquela história das CPIs dos bingos, em que ele tentou ser lobista.

O nosso presidente gosta tanto da forma pela qual os irmãos Castro tratam seu povo, que afirmou quando Fidel foi hospitalizado em 2008, que O povo cubano é o mais politizado do planeta Terra”. Isto para um pais onde não existe política e sim uma ditadura, para mim, soa como um inusitado elogio!

Pois é, os dois Castros, juntamente com o Hugo Chávez, o Evo Morales e nosso amantíssimo presidente, parecem que vão formar um time de futsal tal o entrosamento de pensamento e ideais que coadunam. O treinador da equipe parece que vai ser o Mahmoud Ahmadinejah. Tem mais experiência, uma bomba atômica, mas um nome bem complicadinho, você não acha, meu bem? Pelo menos é o que a minha comadre me disse, não sobre o nome e sim sobre a bomba atômica. Ela tem um tio lá pelo Irã, vendedor de tapetes.

Mas a coisa não fica apenas por ai, minha querida. Não sei se é verdade ou não, mas me disse a minha vizinha do 502, que além destes cinco ídolos, apenas Mussolini foi tão idolatrado por nosso presidente. Não posso lhe garantir que seja verdade, pois o Benito além de abstêmio era também muito instruído, adorava os livros e não se utilizava de designers italianos para se apresentar em público. Logo, ele e nosso presidente, não tinham muito em comum, além dos passaportes expedidos pelo governo italiano. Mas como onde há fumaça, há sempre fogo...

Queria igualmente alertá-la que nosso presidente é muito querido em nosso pais. Imagine, ele tem 75% de apoio popular, logo os 25% que não coadunam de suas idéias, podem ter inventado isto para denegrir sua imaculada imagem. Inventam que ele bebe, que nunca eu um livro, que adora turismo e não vê e não ouve sobre as mazelas do legislativo, porque não quer. Fofocas de terceiro mundo, você entende, não amor?

Mas ao mesmo tempo gostaria de alertá-la, que existem verdades consubstanciadas em fatos. E estes são irrefutáveis. Minha querida amiga, você pode ser considerada uma bandida, na agenda de nosso presidente, pois, defende ainda um jornalista que está em greve de fome. E isto para o nosso presidente, é sinal de alto banditismo. Onde já se viu fazer isto em prol de presos políticos, numa democracia como a de Cuba? Que ultraje! Que insolência! No tempo que nós tínhamos presos políticos por aqui, eram com bombas, assaltos a bancos e seqüestros que combatíamos a ditadura. Isto sim é coisa de heróis. Tanto assim, que nosso presidente escolheu para ser seu sucessor, uma senhora de passado ilibado, ex-filha de Maria, quase coroinha, mas ao mesmo tempo sapeca quando de sua puberdade. Nesta época demonstrou também ser altamente prendada na arte acima descrita no combate a ditaduras; bombas, assaltos a bancos até seqüestros. Ela se chama dona Dilma. Uma simpatia de criatura. Educada, boa ouvinte, equilibrada, harmoniosa, capaz, enfim, aquilo que toda mulher moderna como você, anseia ser.

Quero entretanto preveni-la, pois, como nosso presidente conta com 75% de aprovação popular, como lhe alertei anteriormente, existe uma grande chance de você não ser aceita em nossa sociedade, principalmente na área daqueles que recebem cestas básicas. Não são más pessoas, mas gente que ainda se deixa levar pelo cabresto e pela demagogia política própria, de países como os nossos. Seres humanos dignos de perdão, que um dia terão acesso a educação e saúde e só aí então serão capazes de discernir o certo do errado. Hoje certamente prefeririam Barrabás a Cristo, sem direito a segundo turno.

Outro fato que não entendo, é porque você e todos os cubanos estão proibidos de sair do paraíso que é esta ilha encantada. Seria porque os irmãos Castro acreditam que vocês possam se contaminar ao interagir com outras civilizações? De trazer para o seio de sua pura comunidade o vírus do capitalismo, da livre empresa, da liberdade de ir e vir, do progresso, da possibilidade de escolher seus governantes e de todos os males que afligem hoje, estes países ditos desenvolvidos? Desconjuro...

Como você tem conhecimento, nó brasileiros, temos uma constituição enorme. Cem vezes maior que a norte-americana e como eles, também estamos sujeitos a eleições, que este ano serão levadas a efeito em Outubro próximo. Um mês lindo...

Os candidatos não são muito populares e talvez por isto o voto é obrigatório. Mas não se preocupe, temos aqui outros movimentos que você se encantará de conhecer. Mensalões, uma espécie de caixa dois,  para nossos membros do legislativo que ganham muito pouco. Eles igualmente por meio de notas frias, têm uma outra forma de justificas suas respectivas ajuda de custo, evidentemente por nós custeada. Temos igualmente Valeriodutos para escoar verbas, por assim dizer, não muito santas. Coisas que não estão no dicionário que lhe remeti ontem via FEdex, mas que existem. Não são miragens, como a situação prega. Existem até sindicâncias, aqui conhecidas como CPI, onde tudo se apura, mas nada de concreto se pune. Tudo vira pizza. Sim aqui se tem pizza, não só nas pizzarias como no Congresso e no Senado.

Pois bem minha querida, tenho que parar por aqui, pois, está na hora de cozinhar. E eu estou afim hoje de fazer uma costela assada. Espero que você continue com seu blog yoanisanchez e que consiga um dia nos visitar aqui no ABC.

Um grande beijo,

Hermenegilda Bonifácia da Silva