sexta-feira, 18 de junho de 2010

TIME POR TIME ACHO O MEU MELHOR



MUITO RABINHO DE CAVALO.

Tem gente que acha o Maradona energético. Eu, particularmente, o acho patético, e talvez isto seja a relação que penso ele ter em comum com nosso presidente. Um vai com efeito de bolinhas, outro de branquinhas.

Maradona já foi eliminado de um Copa por estar dopado, o que para mim é o pior exemplo que um atleta pode dar. Outro fator em comum que ele tem com nosso presidente, é o amor que nutre por Cuba. É lá que vai se tratar e gastar todo o seu dinheiro. Nosso presidente é mais vivo, quando tem que se tratar vai aos Estados Unidos e o dinheiro que pretende gastar para reconstruir, os hospitais, as estradas, os portos e os hotéis de Cuba, pelo menos não é dele. É nosso.

Modéstia é coisa que não passou pela cabeça de nenhum dos dois. Ambos acreditam que nunca na história de seus respectivos países... Ambos adoram ser o centro das atenções. Ambos são baixinhos, gordinhos, usam barba e não ficam bem em ternos, embora os de nosso presidente sejam de melhor qualidade. Justiça seja feita...

Ambos se expressam mal em publico. Ambos não tem desconfiometro. Mas em algo diferem. Maradona era craque na bola e toda vez que tenta entrar na política mete os pés pelas mãos. Lula é craque na política e toda vez que tenta jogar bola mete as mãos pelos pés.

Há de se convir que a equipe de nosso presidente funciona melhor na defesa. O time de Maradona, tem mais sucesso no ataque. Segurança e educação não parecem estar entre os melhores predicados de ambos. Ambos agem por instinto.

Mas creio que a Argentina embora tenha ganho este último jogo, com dois gols em possíveis impedimentos e se valeu do primeiro contra, passou em seu teste. Está apta a chegar entre os 16 da segunda faze e deve ir mais longe. O que lhe sobra de criatividade no ataque, lhe falta de inteligência na defesa, onde tem muito rabinho de cavalo e pouco conhecimento da bola. A ala direita é fraca e com a saída de seu principal jogador de defesa, a coisa deve engrossar ali por aquele setor.

Para ser considerado o melhor jogador do mundo, Messi ainda não mostrou muito. Destaca-se em seu time, o que não é vantagem alguma, pois, a Argentina tem um dos mais medíocres planteis até hoje já apresentados em uma Copa. Mascherano, que segundo Maradona é seu time completado por mais 10, não me parece ser a sombra de Passarela. Joga um futebol feijão com arroz, sem tempero algum. E o tal do menino do Real Madrid, só faz gol de banheira.

A França, não devia estar nem na África do Sul. Se classificou com um gol dúbio e de uns anos para cá é sempre favorecida por forças sobrenaturais. Mas em, campo é um timinho de várzea, como sempre foi, antes e depois do efeito Zidane. Seu técnico, parece uma esfinge. Viu seu time levar um banho de bola do México, e não se abalou em seu mink.

E ontem a Grécia desencantou. Mas não tem time. Joga no coração de seu time e na sonolência de seu treinador, que deve ser daquela política, que se não pode ajudar, pelo menos não atrapalha com os seus palpites. Hoje é dia de Alemanha. Vamos ver se os teutões mostram a mesma vontade de vencer apresentada em sua estréia. Os norte-americanos devem vencer, pois, estão tremendamente motivados com aquele empate, que o goleiro Green lhes deu. E nós esperamos piamente que algo esteja acontecendo no campo brasileiro, pois, do jeito que as coisas se mostram por aqui, esta Copa está nivelada por baixo. Mas nós não apresentamos nada que nos faça crer que possamos estar acima.