quinta-feira, 17 de junho de 2010

FINDA A PRIMEIRA RODADA DA COPA, O QUE SOBROU?




COPA DO MUNDO É COISA COMPLICADA.

Copa do mundo é coisa complicada. Que nem o Brasil. Qualquer que seja a seleção, quem seja o treinador, a gente no final torce. Concordando ou não com o que está acontecendo no campo. Tudo é esquecido naqueles 90 minutos e poucos. E se ganha, vibra! Beija e abraça quem estiver no caminho. Até a dona Dilma.

Mas não é simples chegar a uma final de Copa do mundo. Ganhá-la? Um sonho! Apenas 11 nações neste universo, foram capazes de jogar uma final. E apenas 7 de ganhá-las.

O Brasil teve a felicidade de ganhar 5 e disputar sete finais. Todas depois da II Guerra mundial, quando as coisas pareceram se organizar. Antes era um torneio. A partir de 50 uma Copa. E depois de 62, uma guerra! Hoje um evento altamente rendoso para todos aqueles que dela participam. zilhões de dólares são manipulados em uma Copa. E tudo dentro de um clubinho, que até o presente momento só premiou a sete nações. Quatro das quais com total mérito.

Porque só quatro? Porque França e Inglaterra apenas ganharam quando jogaram em seu pais. Isto faz um diferença enorme. O Chile, por exemplo, só foi as semi-finais quando teve a Copa lá disputada. O Japão conseguiu passar da primeira fase quando a Copa foi disputada naquela ilha. A Suécia está entre os 11  que chegaram a final, quando sediou a mesma. A África do Sul não irá muito adiante, pois time não tem, e são dirigidas por um técnico que clama estar em sua sexta Copa, mas como técnico ganhou apenas uma vez. Logo, conhece melhor a derrota do que a vitória. E assim querendo ou não Brasil, Itália, Alemanha e Argentina, são os paises que parecem estar permanentemente na tentativa de levar a Copa para casa, já que o Uruguai, desde 1950, nada mais foi capaz de fazer. Inclusive, em diversas oportunidades, nem classificar se classificou.


A Holanda, na era Laranja Mecânica, foi a duas finais. Em ambas foi roubada descaradamente. Assim a colocaria com a quinta com história, já que a Espanha, todo ano vem cercada de tremendo favoritismo, mas na hora H, entrega o doce, como fosse uma indefesa criancinha de 4 anos de idade. O inicio desta atual competição parece dizer que a regra se manterá. Existe tempo para se virar a mesa. Os espanhóis tem time para isto. Outrossim, um dado estatisticamente histórico prova que nenhuma seleção que estreou perdendo, ganhou a competição. E isto é duro...


Com todos os 32 países participantes este ano já com um jogo no bolso e 13 deles que nem sequer um gol marcaram - eu diria que depois da primeira rodada, Alemanha, Holanda, Argentina e Brasil, basicamente nesta ordem, parecem os candidatos para a Copa de 2010. Foi a menor média de gols de uma primeira rodada em uma Copa do Mundo.  Acho difícil haver alguma surpresa. Se houver, é porque era realmente uma surpresa.

Inglaterra e França, parecem ajuntamentos de pessoas que falam o mesmo idioma. Itália um time velho e sem imaginação. Mas sempre é bom lembrar, que eles sempre iniciam mal e melhoram na competição e eles não são um time. Eles são uma pátria. O Uruguai, ainda acredita que se ganha um jogo, não perdendo-o. A Coréia do sul, joga dentro de uma tremenda organização, mas falta-lhe talentos. Os suíços ganharam o grande jogo de suas existências. Os africanos continuam os mesmos. Brilham na vitalidade e na disposição. Pecam na racionalidade e na organização. E na verdade não entendo porque duas vagas são preenchidas por Austrália e Nova Zelândia.

Isto pode parecer uma visão pouco intuitiva da questão. Mas ao final desta Copa vocês irão aceitar que não é. Copa do Mundo é coisa complicada. Como o Brasil...

O jogo da Argentina está por começar...