quinta-feira, 10 de junho de 2010

JUSTIFICAR AGORA É COMPLICAR



TIME DE TERCEIRA DIVISÃO

Espero ansiosamente com qualquer outro torcedor brasileiro, que a seleção do Dunga, entre em campo semana que vem com mais firmeza e mais paixão de defender nossos interesses futebolísticos que a nossa pobre diplomata o fez ontem na ONU para defender a posição brasileira quanto a situação do Irã.

Coitada da senhora, não tinha o menos poder de convencimento em sua voz e sua expressão detonava que ela estava ali para defender uma situação indefensável e que em minutos estaria varada pelo veredicto do resto da humanidade.

E assim deve ser, pois Dunga e o Brasil esperam por uma goleada. Nossa diplomata sabia que seria goleada, como o foi: 12 a 2 com uma abstinência honrosa, pois dizem que o numero 13 é o do PT. E isto seria cruel demais.

Seu presidente, que vexame! 12 A 2... Ou o mundo está errado e só o senhor e os turcos – que diga-se de passagem têm interesse altamente comercial neste problema – ou mais uma vez o senhor provou que em política internacional é um zero a esquerda. Chato, pois, isto diminuiu as chances do senhor levar adiante seu grande sonho de ser presidente da OEA e fazer parte do conselho perene de segurança da ONU. Usou-nos por 8 anos com esta finalidade e agora como um corpo que envelhece, não consegue reagir com lucidez  as necessidades de uma política internacional, pela qual é evidente que nunca esteve preparado.

Sei que aquele seu discurso de o mundo está errado, pois, em seus pouco convincentes argumentos, a hora é de se chamar o Irã para a mesa e não expulsá-la da mesma, sei que irá acariciar a cabeça dos menos dotados de uma massa cefálica. Pois estes, não tem idéia, que em se tratando de mahmoud (o da letra minúscula) não existe mesa para qualquer tipo de negociações, não houve holocausto e como ele bem disse, sua intenção é de destruir Israel. E como ele pode fazer seu grande sonho se tornar realidade? Enriquecendo urânio para fins pacíficos. Isto não destruirá Israel. Talvez uma bomba sim. O senhor já levou em consideração esta opção, senhor presidente? Ou estava viajando quando o mahmoud prometeu a seu povo a destruição de outro povo?

Um corpo envelhece. Uma gestão também. Tem que se saber dosar esta falta de forças com excesso de raciocínio. O senhor fala de Phyrro, sem saber quem na verdade ele foi. Alguém lhe soprou no ouvido, esta? Talvez a mesma pessoa que sopra no de sua herdeira, incapaz sequer de lembrar do nome do livro que terminou rapidinho na noite anterior. O que o senhor acha que vai conseguir com estas citações? Enganar a todos que é um homem letrado e culto? Que de uma hora para outra acha importante ler um livro? São argumentos fracos como estes que nos levaram a levar uma goleada ontem na ONU. Vexaminosa ...

Suas ações, de alguma forma me dão medo. Não tanto porque esqueça seu pais e seu povo, para reconstruir Cuba, eleger Chavez um novo Simon Bolívar e fazer vistas grossas a política belicísta de mahmoud. Estariamos levando algum, nestas suas impensadas atitudes? Estou perguntando lucros reais para o povo, não apenas para o senhor e aqueles que o apóiam.

Nossa inflação já chegou a 5,5%. Tava na cara. O super aquecimento mal equilibrado de nossa economia ia nos levar a isto. E a graxa do país engorda. Como o senhor agora explica, se o próprio senado vai arrumar emprego para mais 1,300 pessoas? Sei que é ano eleitoral e 1,300 votos somados aos dos familiares contam, já que sua herdeira não tem o prestigio e a luz, do senhor. Ela é como a lua, não tem luz própria e vive apenas da vontade de libertar-se do eclipse, que a faz não ser absolutamente um nada. Nada mais que seu capricho pessoal. E agora senhor presidente, o senhor vai colocar filet mignon e champagne na cesta básica, para garantir fidelidade de voto? Ou quem sabe triplicá-la?

Quando entramos em choque com algo inaceitável como a sua política externa, cobranças serão feitas e pesadas taxas terão que ser pagas. Teremos cacife para enfrenta-las? Sei que o senhor não está nem ai? Já arrumou sua vidinha, até passaporte italiano já garantiu, caso alguém resolva fazer um auditoria financeira em sua vida e na de seu filho. Não tenho idéia do que possam achar. Provavelmente nada. Mas o seguro morreu de velho, né seu presidente.

Afinal em lagoa de piranha, jacaré nada de costas e mosquito não dá rasante. Esta garanto que é melhor do que a do Phyrro. Sua turma vai entender melhor...

Aconselho ao senhor a perceber que o Brasil, como sua própria pessoa engorda inelutavelmente. Que a camada externa de seus corpos se avolumam. Que isto os faz tremer ao mínimo movimento. E o que treme, um dia vai ao chão. O corpo e uma nação mudam, operados pelo envelhecimento, em toda uma metamorforme que apenas a ele pertencem. Ele foge a nosso controle e expectativas. Como seu dom de governar está fugindo cada vez mais, neste seu final de mandato.

Não temos culpa se suas expectativas futuras não estejam se desenhando da forma que o senhor deseja. As do general Phyrro se desenharam. Ele ganhou a guerra. As do senhor parece que não. 12 a 2 é derrota para time de terceira divisão...

Nesta hora justificar é complicar.