quarta-feira, 16 de junho de 2010

TEREMOS QUE SER OS PRIMEIROS A RESSUCITAR




CADÊ A SELEÇÃO NUMERO 1 ?

Uma curiosidade como outra qualquer: Você se sente confiante com a seleção do Dunga, depois do que assistiu ontem? Eu, não. Para dizer a verdade nunca senti confiança, desde o momento em que ele foi empossado. Marinheiro de primeira viagem, que embora disciplinador, como jogador era uma carregador de piano, inferior a todos que envergaram aquela camisa naquela posição: Zito, Clodoaldo, Falcão ...

Não sou contrário as inovações. Mas não mandaria para o campo de batalha, meu exército, com alguém que não fosse um general experiente. Alguém que mostrara apenas bravura como soldado em um campo de batalha, na guerra menos empolgante que vencemos nas 5 que levamos para a casa. Logo, não parece surpresa, o que fomos obrigados a assistir na terça feira.

Para falar a verdade, mesmo assim, esperava bem mais do da seleção numero 1 do mundo contra a de numero 140. No tennis quando Federer enfrenta o numero 140 do  ranking, geralmente dá três a zero, sem perda de um set sequer. Com a seleção do Dunga a coisa não se verifica da mesma forma. Uma pena. Pois, tem muito jogador brasileiro que não foi convocado e que ontem poderia ter feito uma festa. Mas criatividade, não parece ser a prioridade no time Dunga. Aplicação, sim.

Outra pergunta: alguém acha alguma graça no Elano? Você venderia sua alma para tê-lo em seu time? Eu, particularmente não. Pois é, quando ele marcou o segundo gol de Brasil – um gol diga-se de passagem que até vó Adelina o faria de olhos fechados – gelei. Pois pensei: agora é que ele não sai mais do time. Da mesma forma que não fiquei muito triste quando a Coréia do norte marcou. Mostrou nossa fragilidade defensiva, já que muita gente para desculpar nossa falta de criatividade na frente, vem cantando em odes e versos sobre uma pretensa nossa superioridade na linha de trás. Embuste, me desculpem. Se tivéssemos feito o terceiro, um 2x0 nos deixaria com a impressão que ganhamos com sobras. Que tudo estava bem nos castelo de Abranches. Um 2x1 penso que fará, pelo menos o Dunga pensar. O que espero...

Adoro o Kaká. Para mim o exemplo do atleta. Limpo e reluzente em todas as suas atitudes. Mas ele está visivelmente fora de ritmo. Só um cego ou um mal intencionado que torça para a Argentina, não o vê. Ontem tropeçou na bola em duas oportunidades, como esta fosse sua inimiga. Estava sempre atrasado e simplesmente em nada contribuiu para o time. Uma pena, o que estão obrigando-o por participar. Seria válido? Pergunto eu. Espero por opiniões.

Nosso time parece ter apenas uma opção. Os laterais que agora são chamados de volantes, ou coisa parecida. São eles que chegam. São eles os que mais chutam. Quando os adversários fecharem nossas laterais, o que restará?

Como você qualificaria o Luis Fabiano? Um atacante que surpreendentemente faz mais falta em seus adversários, do que as recebe. Que parece estar sempre de mal com o mundo. Não precisaríamos alguém ali, mais afeito a rapidez do raciocínio de um Robinho e de um Kaká, quando este entrar em forma?

Outro detalhe. Vocês notaram que tivemos apenas uma falta a nosso favor perto da área adversária? Seriam os coreanos do norte gentis? Ou estávamos jogando apenas para os lados? Numa cadência enervante. Opinião de leigo, mas que está habituado a ver o bom futebol hoje praticado na Europa. Temos que pegar a bola e partir para cima. Esta é a especialidade do Kaká, quando em plena forma. Ademais temos bons batedores de faltas. Temos sim que que forçar. Passamos ou receberemos faltas.

Espero que todas estas coisas igualmente estejam passando pela cabeça do Dunga, embora por suas expressões e pelos aplausos que sempre fazia, a toda e qualquer jogada bisonha que fazíamos, me faça temer que ele esteja convencido estar no caminho certo.  Foi apenas o primeiro jogo. Mas a amostragem foi fraca e todas as outras seleções devem estar agora mais confiantes. Sorte que o chamado grupo da morte, pelo que apresentou até aqui, já esteja morto. Temos que ser apenas os primeiros a ressucitar.