quinta-feira, 18 de março de 2010

O CIRCOM MAMBEMBE DO LEÃO DESDENTADO




NÓS OS CONSPIRADORES

Que me desculpem os aduladores do ego alheio, os douradores de pílulas incandescentes, os babadores de ovos importantes, mas não dá para se falar de rosas, quando está lhe sobrando apenas os espinhos.

A farta verossimilhança, em um país que vive de discursos populistas e que pelas pesquisas, a população parece gostar deles, com um caos orquestrado por demagogos profissionais, para mim é o inicio do fim. O verdadeiro mapa do inferno virado do avesso. Assemelha-se a circo mambembe, daqueles que vai de cidade em cidade e em que sonolento leão desdentado e muitas vezes sem juba, faz tudo que o domador assim o determina. Penso que temos que repaginar ou viver em nosso mundinho que não nos levará a lugar algum.

Nunca na história deste pais... se foi a lugar algum, com tanta distinção e requinte. Que nem peru bêbado dando em volta de si mesmo. Bêbado? Não sei porque me lembrei disto... Nós, povo, massa de manobra, ainda continuamos pensado ser o pais do futuro, como prenunciava, os políticos eleitos por nossos avó e pais. E o que aconteceu? Pouca coisa, para não se dizer quase nada. Nas coisas básicas não conseguimos nem ser o do presente. No endividamento do povo, houve uma escala nunca antes vista. A diferença é que a geladeira é mais nova, mas a divida bem mais alta.

Estamos melhores? Evidentemente que sim, mas para quem não tinha nada e agora pelo menos possui em longas prestações a juros de mais de 70%, uma cocada e duas mariolas, a melhora pode parecer significativa.

Se a industria e o comércio não podem parar para justificar um crescimento, mês o este sendo o menor dos últimos 20 anos, alguém tem que segurar a trolha. O governo a facilitou-a em longas prestações a um preço que o brasileiro nunca se deu ao trabalho de sequer aquilatar,

Vamos raciocinar juntos. Quantas pessoas você conhecem que apóiam este governo? E qual é o percentual delas no universo de suas amizades? Não estariam estas pesquisas sendo maquiadas como a dona Dilma?

Ademais, se a coisa é tão aplaudida, para que então contratar um dos homens de marketing mais fortes hoje do planeta? Se a goleada está já edificada e faltam menos de 15 minutos para o encerramento do jogo, para que contratar o jogador mais caro do planeta?  Simplesmente não faz senso. A não ser...

Quando só tomo conhecimento que nosso consulado em Miami foi invadido, tres semanas depois do ocorrido e no Brasil nada foi anunciado, mesmo pelos órgãos que gostam de sentar a ripa na atual gestão, o que vem imediatamente a minha cabeça? Ou não aconteceu e o vídeo apresentado é uma miragem, ou o poder do governo em manipular as pesquisas e a noticias, é realmente forte. Estarrecedor, embora velado, como não o era durante a revolução militar.

Quando o presidente da Republica quando candidato diz uma coisa e depois que assume nega de forma veemente e ninguém o cobra, penso que ou o general Figueiredo estava certo quando dizia que o brasileiro tinha memória curta, ou o que ouvi no passado eram alucinações como as de Joana dArc. Não ouvi, nem vi pó li. Imaginei...

Quando somente a opinião publica internacional o rejeita por seu apoio a ditaduras e a nossa releva, inicio um raciocínio que talvez o governo de Fidel seja injustamente caluniado. O homem não é um ditador nem tortura os dissidentes de seu regime. Que Chávez é um estadista equilibrado, que ama a democracia e prega a paz e o amor no mundo. E até que Morales sabe  usar o garfo e a faca na hora das refeições e não arrota na mesa. Que a dona Dilma é mesmo uma profissional capaz, desde os tempos que era filha de Maria e lutava para ser a primeira coroinha do sexo feminino. E que de maneira alguma houve este tal de Mensalão que o Roberto Jefferson apregoou e o povo de maneira alguma é massa de manobra nas mãos da turma que verdadeiramente comanda o PT.

Tudo não passou de um farsa em minha mente. O Delubio, o Palocci, o Dirceu, o Renan, o Sarney, o Collor são homens íntegros, que não fazem qualquer coisa pelo poder. Meu Deus, tudo que me foi vendido é pura mentira.

Mesmo no Brasil as vezes nos preocupamos mais com quem matou o presidente Kennedy, a razão principal das torres gêmeas terem caído, se o O. J. Simpson é culpado ou não, se a Princesa Di foi assassinada ou apenas vitima de um motorista alcoolizado, se existiam ou não as armas de alta destruição no Iraque, o que aconteceu com o Ronaldo fenômeno na véspera da partida final contra a França na Copa. Que mais?