quarta-feira, 17 de março de 2010

O 9/11



AROMAS FÉTIDOS,  SABORES NADA PALATÁVEIS

Fui chamado de poeta, por três amigas do facebook, que leram minha crônica de ontem sobre o meu Rio de Janeiro e seus aromas e sabores. Me envaideço, mas não mereço.

Evidente que quando se fala de aromas e sabores, cada um sente o seu e qualquer coisa escrita à sua frente pode até parecer poesia. Principalmente se ainda mais, houver concordância em alguns aromas e sabores.

Alguém é capaz de resistir estando em uma fazenda no interior de Minas ao cheiro matinal de um bolo saído do forno e de um café recém coado? Ninguém - e com todo respeito - nem a dona Dilma. E sabem porque? Porque é melhor que sexo.

Tive infância, juventude, madureza e inicio a velhice, todas a seus devidos tempos. Não fui apaixonado por minha mãe e nunca precisei de alguém que estudasse minha cabeça. Devo isto aos aromas e sabores que enriqueceram a minha vida. Se não pude fazer mais, pelo menos fiz o suficiente, mas aprendi que quando estes aromas e estes sabores não são do agrado de quem quer que seja, imediatamente teorias de conspiração aparecerão a sua volta, numa espécie de auto-defesa.

Pois, como disse, existem outros aromas e outros sabores provenientes de situações não tão palatáveis. E um deles foi a dos atentados de 09 de Setembro de 2001. Eu estava dois dias antes em Manhattan. Fui assistir ao Guga jogar o aberto dos Estados Unidos, onde era favorito defendendo a posição de numero 1 do mundo. Mas, perdeu na sexta feira. Vendi os tickets restantes no sábado, peguei um avião domingo e as torres foram ao chão na segunda. Sorte minha, azar de quem ficou.

Foi uma coisa horrível de ser ver e mais ainda de se acreditar. Todos que aqui lêem sabem exatamente onde estava quando a coisa aconteceu. Da mesma forma no dia em que o presidente Kennedy foi assassinado e o homem andou na lua. Mas será que ele andou mesmo? Fatos estes envolvidos em comoção, geram polêmicas. E imediatamente aqueles que tem a capacidade de achar fio de cabelo em ovo, se arvoram em jorrar com diversas possibilidades.

Existem muitas teorias conspirativas no ar, a respeito do 9/11. Elas sempre existirão. porém, no caso dos atentados de 11 de Setembro existem três pontos que não podem serem deixados de lado.

1. Entrevistado na ABC, o piloto aposentado de maior número de horas de vôo (não recordo seu nome) nos Estados Unidos, afirmou que mesmo com toda a sua experiência suas chances de atingir a torre na velocidade que os vôos se chocaram, era de 5%, pois, mesmo uma torre enorme como aquela torna-se um alvo das dimensões um fio de cabelo. Perguntado como foi possível ter acontecido duas vezes, ele respondeu impossível. Ainda mais com dois pilotos com apenas poucas horas de treinamento.

Assim, ao ver dele a coisa só seria possível se aparatos como os existentes nos aeroportos para atrair o avião a pista de pouso tivessem sido implantados nos dois edifícios Segundo ele, desta forma foram estes aparatos que "trouxeram" as duas aeronaves.

2. Apenas 1/3 da população das duas torres estava presente quando o dois choques se verificaram. Comenta-se que a grande maioria dos ausentes era de origem judia, e que o MOSSAD (o serviço secreto de Israel), avisou a sua comunidade, o que poderia acontecer. Situação gravíssima, se verdadeira.

3. Mudando-se de cenário para o Pentágono, onde supostamente outro avião veio a colidir, veremos uma situação mais esdrúxula ainda. Não foi achado nenhum pedaço do avião. Nem um  ursinho de pelúcia ou sapatinho de criança. Aquelas coisas que os cinegrafistas das televisões gostam de ressaltar, para o apelo dramático da situação. Quem conhece o edifício de maior segurança dentro do território norte-americano depois da Casa Branca e de Fort Knox, sabe que ele é baixo, com planta horizontal. Logo, um avião para colidir com ele, tem que vir perdendo altura com o faz em uma pista. Pois bem, se isto acontecesse árvores, postes, gramados, bancos teriam sido arrancados de seus lugares. Mas não foram, como não foi mostrada em nenhuma ocasião em TV, filmes da aeronave se aproximando. Ora meus amigos, como no caso das torres gémeas, é área de turistas. Mas nenhum filmou. Em Manhattan, foram mais de 50 filmes feitos por amadores.

E aí eu me pergunto. E as câmeras do próprio pentágono que mantém vigilância constante em defesa de seu perímetro? Não captaram a chegada do avião? Teria sido então um míssil? E o avião de passageiros que tinha gente com famílias e nunca chegou a seu destino?


E o terceiro avião? O que realmente aconteceu? Foi tomado pelos próprios passageiros? Foi atingido por um míssil norte-americano evitando assim que seguisse para a Casa Branca? Mais fácil se acertar na mega sena, duas vezes seguidas, com os mesmos números.

Qualquer que seja a teoria, o único fato concreto é que quase 3,000 vidas vieram a ser perdidas, inclusive a dos 19 sequestradores.  Tem gente que se impressiona. Tem gente que duvida. Tem gente que ignora.  Tem gente que vê na foto que forneço a cabeça do carneiro, a marca das forças do mal. E ainda tem gente que pergunta se é para rir ou se é para gargalhar. Tipo de gente que vai se alongar na mesa do imperador e fica fulo de raiva por ser roubado. Queria o quer, ser alisado?


Grandes desastres. Grandes mistérios. O problema é que eles, ao contrário das grandes lembranças, deixam seus aromas fétidos e seus sabores nada palatáveis. Coisas que você quer mas não consegue tirar da lembrança