domingo, 28 de fevereiro de 2010

VOTEM NA DILMA E MUDEM PARA MIAMI



MADRE TEREZA NÃO SE ELEGERIA NO BRASIL PARA ABSOLUTAMENTE NADA

Quanto mais você abre seu leque de opções, interagindo com as pessoas, mais você aprende que existem vertentes de pensamentos que podem não ter passado por sua cabeça, mas passam pelas de outras pessoas. Pessoas que você nem sequer imaginaria existir. Gente que habita o outro lado do mundo. E o que isto gera? Isto o faz ter certeza, que ninguém é dono da verdade e quando você menos espera se surpreende com um comentário vindo da onde menos espera.

Por isto me parece importante um fenômeno como o é o do facebook. Você conversa com pessoas que não teve o prazer de conhecer. Se identifica em termos de opiniões com indivíduos que normalmente nunca teria a oportunidade de sequer trocar idéias. E em termos de internet passa a ter aceso a informações e observações que antigamente só estariam publicadas em um jornal no dia seguinte.

Em termos de facebook existe muita troca de figurinha que não o leva a lugar nenhum. Muito blá blá blá inoperante. Muita fazenda visual e uma enorme dose de troca de presentes. Tudo válido, outrossim, sem maiores conseqüências. Serve para desopilar o fígado, fazer o tempo passar e acima de tudo socializar. Mas quando você discute suas idéias e lê a dos outros, acaba formando grupos de discussão sem que seja necessário mediadores ou sistemas organizacionais. A coisa flui serena, ou não, sem um script.

A amiga facebook Adriana Ferreira de Almeida veio com esta observação que acredito que seja por demais pertinente:

PESSOAS INTELIGENTES, ESSA CAMPANHA ANTI-DILMA VAI ACABAR SURTINDO EFEITO CONTRÁRIO. VCS SABEM QUE VIVEMOS NO PAÍS DAS INCOERÊNCIAS. AQUI BANDIDO É IDOLATRADO NAS FAVELAS COMO SE FOSSEM HERÓIS.

ACHO MELHOR PARAR DE DIVULGAR A FICHA CRIMINAL DESSA MULHER PORQUE SENÃO A GALERA DO COMANDO VERMELHO, TERCEIRO COMANDO, ADA, PCC E OUTRAS FACÇÕES CRIMINOSAS QUE DOMINAM A POPULAÇÃO PREDOMINANTE NO BRASIL VAI DIZER: "OLHA, ESSA É DAS NOSSAS"... ELA VAI CONQUISTAR A SIMPATIA DAS MASSAS.

A NÃO SER QUE INTENSÃO SEJA ESSA MESMA. REFLITAM. MELHOR MUDAR A ABORDAGEM!

Ao que eu respondi:

ADRIANA, VOCÊ NÃO ESTÁ MUITO LONGE DA VERDADE. SIMPATIZAR COM O MARGINAL PARA O BRASILEIRO É MAIS FÁCIL DE QUE COM O HOMEM DA LEI.

ME LEMBRO DE UM FILME MUITO ANTIGO COM O REGINALDO FARIAS EM QUE O MARIDO FLAGA A MULHER COM O AMANTE. CHAMA A POLICIA, QUANDO SAEM DO EDIFICIO A TURMA DO SERENO QUANDO VÊ O AMANTE BATE PALMAS E CANTA EM CORO MACHO, MACHO!, QUANDO VE A ADULTERA, CANTA EM CORO PUTA, PUTA! E QUANDO VÊ O MARIDO, COMPLETA CORNO, CORNO.

MAS É TÃO DIFICIL SE FICAR CALADO...

Pois é, porque isto acontece? Porque a Adriana está certa? Porque o mal aparece mais atraente que o bem? Porque no Brasil, a terra onde todo aquele que lá habita quer levar vantagem em tudo, o marginal cola, o honesto é sempre um otário, o fiel um corno e o venal um safo.

A esperteza é confundida com inteligência. A desonestidade com vivacidade. O trote em uma faculdade fere ao em vez de somar algo útil a aquele que ingressa no ensino superior. Ninguém parece se importar a primeira vista com sobriedade e honestidade.

O cara que tentar manter um certo tipo de conduta, vira careta. Aquele que pega mal. Antigamente para se estar na crista da onda no Rio de janeiro tinha que se fazer parte do clube dos cafagestes. Um grupo formado por gente fina, bem afeiçoada e de boas famílias, mas que tinham como diretriz, não agirem da forma com que a sociedade se comportava em sua época.

Vendo isto acho que a Adriana pode estar com a razão. Quanto mais podres a gente levantar da dona Dilma, mais interessante ela pode se tornar aos olhos daqueles que ainda acreditam que levar a vantagem em tudo é o boi. Coisa de gente safa. Gente que sabe das coisas. Madre Tereza nunca seria eleita no Brasil para absolutamente nada. Não teria cacoete para criar bois virtuais, a levar um por fora em um mensalão, de montar contas na Suíça e ir comer pasteis em Campos de Jordão, de cobrar comissão do bar do congresso, de super faturar ambulâncias, de montar escutas no escritório alheio, possivelmente não acharia o Chávez e o Morales as coisas mais importantes que aconteceram na America do Sul, não apoiaria o Iran e certamente não aceitaria o uso de cuecas e meias gigantes. Uma otária. Sem jogo de cintura. Sem a visão global. Não serviria para o negócio.

Logo, dona Dilma nunca assaltou um banco, nunca esteve naquele carro que lançou uma bomba nas costas de um pobre soldado no bairro do Ibirapuera, é uma pessoa afável, educada, equilibrada, centrada, preocupada com seus subordinados, capaz, com experiência governamental. Votem nela. Ela é a nova madre Tereza e, e, e se mudem para Miami...