domingo, 14 de fevereiro de 2010

O BLOCO CARNAVALESCO QUE É O BRASIL


O OUTRO CARNAVAL DE NOSSAS VIDAS

E não é que nosso terno e inofensivo arcanjo Arruda vai passar o carnaval no xilindró. Provavelmente colocando em dia seus estudos da Bíblia. Mas por quanto tempo?

O Maluf ficou alguns dias e logo, logo estava comendo pasteis em Campos de Jordão. Espero que com o Arruda a cana seja mais representativa, pois, estamos de saco cheio de ver a impunidade imperar nestes últimos 8 anos.

As viúvas do PT imediatamente clamarão, que sempre houve corrupção. Concordo. Estão cobertos de razão. Mas, acrescentaria um fato que não é uma opinião. Nunca houve tanta bandalheira como nestes últimos 8 anos. E afinal eles, o partido dos trabalhadores – que não trabalham, vide o presidente Lula - não se elegeram vendendo a imagem que acabariam com qualquer tipo de falcatrua? Piada, não?

Este é o nosso grande problema. Justificamos uma esparrela, dizendo que sempre houveram outras como estas. Fácil, vocês não concordam? Seria como perdoar Hitler pelo holocausto, já que Stalin havia feito o mesmo anos antes e Nero, séculos antes.

Temos um passado de falcatruas. Os portugueses foram os primeiros. Tudo que se seguiu foi, constante dilapidação  do que tínhamos sobre o solo e abaixo do mesmo.

Hoje, fica mais fácil de se atacar o bolso alheio. É a modernidade. Aumentaram-se os tamanhos das cuecas, das meias e bonde para frente que atrás vem gente. Afinal a corrupção hoje exige uma fila. O cara espera por sua vez e arruma o seu de forma fácil e oficial. Basta apoiar este ou aquele político.

Com o nível de justiça que temos hoje, as chances de ter um veredicto a favor do corrupto é muito grande, ainda mais agora que os apartamentos de luxo em Miami estão a preços de bananas. E se a coisa engrossar, são uns 10 anos para a coisa ser julgada. Até lá a opinião pública esquece e uma mãozinha salvadora arquiva o processo.

Quem não assim acreditar, que me prove que estou errado. Depois desta centena de falcatruas, pergunto: quem está na prisão? O Sarney, o Renan, o Dirceu, o Valério, enfim, named, todos estão por ai, ainda mamando nas tetas desta impunidade que nosso presidente não vê, não escuta, nem fala. O que para mim é um sinal de ignorância ou conivência. Em ambos os casos, ele como chefe da nação deve ser igualmente penalizado, ou pelo menos argüido.

Somos os maiores produtores de pizzas no mundo. Dentro e fora de Brasília. Nada que começamos tem um final. O escândalo de hoje, desaparece amanhã, já que outro toma seu lugar. E no final a gente ri. As charges acabam minimizando a verdadeira importância do escândalo e uma piada aqui e outra ali, acabam tornando a coisa, como mais algo a se aceitar no dia a dia.

Triste ilusão. Um dia teremos que pagar esta conta. Aqui em Miami tem mais brasileiro do que Cubano. Coisa nunca antes vista. Tem um cruzeiro chamado Oasis, naquele que é considerado o maior transatlântico para estes fins. Vocês sabem o percentual de turistas brasileiros no último que saiu daqui Sábado de Fort Lauderdale? 32%. Isto é de cada 3 passageiros, um é brasileiro.

Isto não soa exagerado? Estamos tão bem assim? Espero que estejamos.

Um bom carnaval para todos. Falo do oficial. Pois, o Brasil de há muito se tornou uma escola de samba, que desfila um enredo mirabolante de nação de primeiro mundo e cujo o presidente não vê, não fala, não escuta, mas sonha um sonho impossível: o de ser um estadista em nação do primeiro mundo.