domingo, 7 de fevereiro de 2010

O JORNAL NACIONAL



O ESCANDALO DO DIA

Vocês já notaram que o jornal Nacional da Globo está dividido em três partes? Escândalos, tragédias da natureza e o futebol. O futebol toma 10%, as tragédias 20% e o resto é escândalo em cima de escândalo.

Escândalo e crimes hediondos prendem a atenção do telespectador. Entre o jantar e a sobremesa, um crimizinho a mais ajuda na digestão. Mas creio que os escândalos, são hoje os pontos altos de nossos noticiários. São imaginativos, coloridos, divertidos e que nem novela da globo, no final tudo termina bem.

A verdade nua e crua é que o clima de contravenção, o esporte de maior apreço em Brasília, está se espalhando por todo o estado de Goiás. Desta feita o personagem principal foi Aniella Braga a filha do secretário da Fazenda de Goiás, Joselio Braga. Ela achaca instituições que necessitam de ajuda do governo, no caso seu pai, e recebe 10% para que o processo não seja bloqueado e tenha seu transcurso normal. Uma gracinha a menina. Bem direta ao ponto. É verdade que não me pareceu por demais fotogênica no vídeo. Mas depois ela aventa a possibilidade que foi uma montagem cinematográfica, que não era bem aquilo que ela queria dizer, e que o dinheiro que recebeu era referente a uma divida antiga de um joguinho de biriba. O mais importante é o sentido familiar do projeto. O importante é que esta menina defende o lema que a família que trabalha unida permanece unida. Mas vamos adiante.

O TSE arquiva o quarto processo contra o presidente Lula e a ministra Dilma, por eles estarem fazendo propaganda eleitoral em toda e qualquer obra que inauguram. Vocês sabem, no Brasil ano eleitoral é ano de inaugurações. Se dá inicio a qualquer obra. Se ela vai ser um dia concluída ou não, isto é outro problema. São detalhes a serem discutidos depois, pois não vem ao caso no presente momento. O da festa! E quando obras superfaturadas da Petrobrás são denunciadas, o governo veta o veto de paralisação das mesmas em prol que dinheiro não seja perdido. Mas como, se o dinheiro já está perdido no super faturamento? A graxa que as empreiteiras tem que colocar no preço são as comissões que devem ser pagas aos lobistas. E comissão é coisa sagrada,

Trabalhei com empreiteiras. Elas pagam o que é combinado e nunca se negam a fazê-lo, pois, sabem que do contrário não ganharão concorrência alguma. Lei do Brasil.

Aí os advogados de Brasília resolvem pedir pelo bloqueio dos bens do arcanjo Arruda e de dez correligionários muito próximos a ele. Querem apostar que o pedido será indeferido? Fala-se muito em preço de sentença. Imaginem que para o Sombra estavam oferecendo 1,5 milhão de Reais pelo silêncio, quando deverá custar uma sentença favorável. Com desconto, pelo menos um arquivamento do processo. Não é a toa que tem muito magistrado brasileiro com apartamento de frente ao mar aqui em Miami.


E o bilhete do Arruda? Não era bilhete, era uma nota... E já que falamos em notas quentes que tal as frias?

Elas florescem na fronteira do Paraguai. E a cobrança de benefícios de pessoas já enterradas? São chamadas de póstumas. E o super faturamento de ambulâncias? E os mensalões que enchem as meias e as cuecas de muito político brasileiro? Que mais há de se inventar?

O político brasileiro não tem cacoete de Batman. Ele prefere ser o Pingüim. Dá lucro mais barato e o cara fica com fama de safo. Aqueles que sabe das coisas. O honesto é o otário. Uma grande inversão dos valores.

Meu pai sempre me disse que honestidade é uma obrigação. Se um neto tivesse teria que lhe dizer que não é bem assim. Honestidade nos dias de hoje é um elogio. Você viu, aquele cara é honesto! Puxa que coisa! Não dá para acreditar...” Ai Chega outro e comenta, vocês acreditam que o cara se recusou a receber a mufunfa?

Vem o intervalo, e tão logo reinicia o jornal, toma-se conhecimento que
32% dos idosos brasileiros não sabem ler nem escrever. Estaríamos nós tentando diminuir esta triste estatística? Penso eu, mas não há tempo de se chegar a uma conclusão, pois, um helicóptero é abatido nas cercanias de uma favela, uma porção de casas desabam com as enchentes e é avisado que a inflação de janeiro será o dobro da de Dezembro e que só foi inferior a de Maio de 2008.

Agora o que mais me preocupa é que não se comenta mais sobre os bois virtuais do Renan Calheiros, ninguém está cobrando se a parentada do Sarney, está ou não ainda empregada. Se os atos secretos deixaram de ser secretos e se tornaram de domínio publico. E vocês sabem porque? Porque é tanto escândalo que não dá para se perder muito tempo com o do dia anterior.