sábado, 6 de fevereiro de 2010

ANACRONISMO




IDOSO NÃO PAGA, LOGO O ÔNIBUS NÃO PARA

Essa é a lei que vigora no Brasil. Aquela que o meio campista Gerson lançou na televisão: a de querer levar vantagem em tudo.

O idoso não paga. Algum beócio inventou esta lei, única na estratosfera. São leis exdrúxulas como estas que potencializam as anomalias sociais.  Afinal se não paga, para que, que o motorista vai de dar ao luxo de perder seu tempo e parar, se lucro algum irá ter? Evidentemente que para o profissional do volante, um obscurantista por natureza, não faria a menor diferença, a não ser que ele esteja – como  grande maioria - apostando corrida com o motorista de outra condução. Na mente de muitos não existe um prazer mais absorvente e devorador, do que fazer mal ao próximo. Assim sendo, se o faz, das duas uma: ou não merece ter um emprego público, ou porque acata ordens superiores. Dos donos nas transportadoras.

Em sendo isto racional, basta mandar uma multa grande para os donos das empresas e creio que o problema poderá ser solucionado. O idoso reclama, é ouvido e a condução passa a parar.

Nada grátis funciona. O ar condicionado é bom, porque é pago. Baratear os serviços é a obrigação dos governantes. Não usar os serviço alheio – que custa dinheiro, obrigações e taxas - para dar uma de bonzinho e ganhar o voto de quem quer que seja. Eu e você pagamos pelas cestas Basicas, bolsas famílias e outros sorvedores do dinheiro alheio. De bom cativar os votos para aquele que dá uma de bonzinho, com a mão no bolso dos que trabalham e produzem.

O pobre tem que ser ajudado. Que seja tocando flauta nas calçadas da rua quando ainda criança, ou trabalhando atrás da caixa de um supermercado, quando idoso. Todo trabalho dignifica. Não não é se dando que se cria respeito próprio. Sempre achei que o Brasil precisa de mais ricos do que pobres. Logo, as varas de pescar e as condições de pesca devem ser trazidas a população carente. Não apenas se jogar a sardinha sobre a mesa e prometer que na semana seguinte, haverá mais. Isto é suborno, como o dos asseclas do arcanjo Arruda no Sombra.  Um quer o silêncio. O outro o voto.

Nossa população precisa comer. Mas igualmente deveria ter a independência definitiva da miséria Façam como na China. Criem frentes de trabalho e o povo come e fica independente da miséria para todo o sempre.

Voltando a nossos idosos. O que o governo deveria emitir era cupons que eles receberiam e com isto pagariam por sua condução. Este cupons dariam descontos nas taxas devidas pelas empresa ao governo. Todos ganhariam e o ônibus pararia. Mas na verdade seria uma situação bastante simples, e nós não somos um pais simples. A ordem é complicar.

Este anacronismo quase irracional, de populísmo barato, permeia as decisões de nossos dignatários. São muitas vezes imperceptíveis, todavia creiam, são crudelíssimos a médio prazo, à aqueles que precisam, ou não tem mais idade para se defender e lutar por uma situação melhor.

Vejam o que está acontecendo em outras instâncias. Com o corte de algumas taxas, o aumento de subsídios e a implementação do crédito, aumentou-se a demanda. O que aconteceria em um pais normal? Os preços tenderiam a se manter se não caíssem, devido a concorrência. Porém, no Brasil o efeito funciona de forma contrária. Os preços aumentam e propiciam a volta da inflação, que neste mês, foi a maior desde de Maio de 2008. E porque isto acontece? Porque aqueles que possuem a mercadoria, querem levar vantagem em tudo.

O combustível é alterado para aumentar a margem de lucro. E nosso presidente afirma na maior desfaçatez que não é homem de julgar ninguém. Será que ele se omitiria entre Jesus e Barrabás? Ou será que passa por sua complicada cabecinha que se ele não julga ninguém, não pode igualmente ser julgado? Raciocínio primata.

A verdade é simples: ser velho no Brasil é uma merda. Você não amadurece. Você apodrece. O que muitos se esquecem é que o jovem de hoje é o velho de amanhã.

Aqui nos Estados Unidos, os mais velhos tem todas as regalias. Todo o projeto arquitetônico tem como obrigação pensar neles e naqueles que possuem alguma deficiência. Nas esquina é obrigatório que se possa abandonar a calçada em uma rampa própria para cadeira de rodas. E o transporte não é grátis, apenas subvencionado pelo governo. Todos ganham. Não fica pesado para ninguém.