quarta-feira, 14 de julho de 2010

NADA COMO UMA NOITE MAL DORMIDA...

O PESADELO DO DIA A DIA

Outro dia a amiga e poetisa Theca Angel me escreveu, pedindo-me por um conto de aproximadamente trinta linhas. Aquilo soou qual um desafio para mim, já que minha capacidade de sinterização sempre foi zero. Ai me lembrei que irei fazer 60 anos e logo no segundo Parágrafo sapequei esta que se segue:... a amizade é feita de pressupostos e subentendidos e que família fica sempre melhor em fotografia. Onde aliás, todos sorriem e não discutem.

Jurei que havia lido estes dois pensamentos em alguma parte, pois, na realidade ainda agora, não consegui me lembrar exatamente de onde e quando, tomei conhecimento dos mesmos. Evidentemente que ambos tem a cara de Nelson Rodrigues, o cheiro de Paulo Francis, o sabor de Rubem Braga, mas podem inclusive fazer parte da terminologia de Otto Lara Resende, o homem da frase curta, do humor cítrico e com certeza da palavra sempre bem colocada. E completei que achava que deveria me lembrar da autoria, pois, ambas definições eram merecedoras de estarem assinadas, por seu respectivo autor ou autores. Foi quando igualmente me lembrei que aos sessenta anos, ainda incompletos, você tem o direito de não se lembrar de muita coisa, a não ser pagar as suas contas e devotar respeito, a aqueles que o merecem.

No conto me lembro de outros detalhes afirmativos que acredito que sejam factíveis de aqui serem repetidos. Verdadeiramente até os sete anos, você é um animalzinho dotado de cordas vocais e algum discernimento. Aos doze um ser cheio de curiosidade e facilmente suscetível a fazer a coisa errada na hora errada. Aos 18, uma ilha rebelde, cravejada de amigos por todos os lados. Mas aí aos trinta, quando sua carta de alforria o liberta da debilidade mental, você passa a ser mais cuidadoso com tudo a sua volta e conseqüentemente passa a selecionar melhor suas companhias. Desculpem, mas não consigo me afastar do trema. Imaginem falar de um pingüim, sem usá-lo, foneticamente. O bichinho fica ainda mais desequilibrado...

Saído de sua caixinha de cachorro, você respira, aspira e preferencialmente não pira...

O Paulo Francis tem uma tirada genial, que li há muito tempo e nunca mais me esqueci, pois, na verdade completava quarenta anos, quando seu texto chegou às minhas mãos. Ele dizia que a vida não começa aos quarenta – como é um chavão se dizer – e sim, que ela começa a terminar a partir dos quarenta, evidentemente se você tiver resistido até ali. Conotação perfeita. Espero que todos que não chegaram até ali, quando o fizerem tomem conhecimento de quão verdadeira é esta missiva.

Aos quarenta o quadro da vida está desvendado à sua frente. Seu caminho foi escolhido e seus sonhos cada dia mais afeitos a realidade. Sou daqueles que acredito que o homem deva sonhar, pelo menos até os 100 anos de idade. Daí para frente tudo é lucro. Quem tiver dúvida, aconselho a bater um papo com o Oscar Niemayer. O problema é que, na maioria das vezes, após os 50, seu pavio se torna mais curto, sua capacidade de aceitar a ignorância se torna cada vez menor e muitos ao chegar aos 60, passam a se achar acima do bem e do mal, pois, até uma prisão perpétua não soa tão desagradável assim.

Querendo ou não este é o quadro da  vida. Se não o é para muitos, pelo menos o foi até aqui para mim. Como todos, gostaria de ter de volta os meus amados vinte anos, só que sabendo aquilo que hoje sei. Evidentemente que melhor do que isto, apenas dois istos.

Para quem é jovem e ainda se sente sonhador e incompreendido, um alerta. É isto mesmo. É desta forma que vocês devem se sentir. Todos o assim passaram e hoje tem 50, 60 ou 70 anos. Como o conseguiram? Da mesma forma que sempre, aquela do tempo: a própria vida lhe ensina o caminho a se tomar e as diretrizes a serem seguidas. Para cada um, uma sentença.

O segredo da verdadeira felicidade, quando se chega na etapa que estou perto de completar, é de deitar a cabeça em seu travesseiro, dormir bem, certo que fez o melhor que devia ter feito, no dia anterior, e que o seguinte lhe reserva novos desafios, Duvidas e conquistas. Que aquela pessoa que dorme a seu lado é a certa. Que sua escolha e investimento em uma parceria, não foi errada. Que os filhos que criou, tomaram o rumo que você tomaria, se eles fossem. E o resto, em meu particular caso é torcer pelo Flamengo, pelo Salgueiro, pelo sol do dia seguinte e que aquele que o olha lá de cima, o verdadeiro responsável pelo seu inicio e fim, esteja satisfeito de ver que você aproveitou condignamente com o meio de vida que ele bondosamente lhe concedeu.

São 3.20 da manhã. Hora de gente da minha idade estar dormindo. O problema é que hoje tive um pesadelo. Sonhei que havia acordado com uma sede medonha, e quando voltei para a cama, deparei com uma candidata a presidência da republica deitada na mesma. Foi quando resolvi escrever...