quarta-feira, 26 de maio de 2010

A TRISTE REALIDADE DO FIM DE UMA ORGIA...




SHAME ON YOU!

Está na cara, que os milhões de caras que formam a cara do povo brasileiro, não estão nem um pouco interessadas em analisar a atual cara, que o “o cara” se imbuiu ou foi obrigado a se imbuir, para dar margem a seus anseios e sonhos, dignos de um cara que não teve cara nem infância, até poucas décadas atrás.

O povo brasileiro em sua grande maioria, não lê, como seu presidente e aquela que o vai suceder. Vocês observaram como a dona Dilma mesmo com cola, levou um minuto e meio para dizer o nome do livro que acabara de ler e terminara, segundo ela própria, rapidinho? Duvido que a grande maioria do povo brasileiro,  acesse este blog, ou outro qualquer que não seja de novelas ou de fofocas sobre artistas.  Na verdade, duvido que estejam preocupados sequer com os editoriais dos principais jornais e revistas brasileiras e muito mesmo na opinião deste ou daquele jornalista televisivo. A dura e revoltante verdade é que falamos, escrevemos e discutimos com as mesmas pessoas. O cenário não muda. O público muito menos. O palco sim se transmuta de uma forma ridícula. Espelho da reflexão de uma imagem capenga, cínica e totalmente destituída de valores morais advindas de Brasília e seus três poderes. E o povo, ignora. Principalmente agora que um dos três pilares que alimentam este povo, está por ter seu inicio em pouco mais de 15 dias: a Copa do Mundo.

Como no tempos dos romanos, o circo aqui impera. Aqui tem três pilares: o futebol, o carnaval e a novela. Tendo os três, uma parcela significativa de nosso povo julga-se vivido e recompensado. Esquece as agruras de sua vida, recebem sua cesta básica, derrubam um ou outro helicóptero, nadam quando as enchentes derrubam suas casas e não evoluem como seres humanos. Vão a praia e deixam o tempo passar, pois, o sol é uma das poucas certezas que aqui existe. Sua estagnação faz parte do contexto montado para a continuidade.

Infelizmente me parece assim que as coisas ainda funcionam. O governo, não ajuda em nada na melhoria deste povo e o quer nas mesmas condições em que hoje se encontram, para que a massa de manobra se mantenha intacta. Assim o foi, assim o é e penso que assim o será por mais algumas décadas. Triste conclusão, mas verdadeira. Produto não desta gestão e sim de uma seqüência de anteriores, mas hoje magistralmente explorada por aqueles que diziam vir do povo, para governar pelo povo. Triste balela! Governam para si mesmos.

Outra verdade é que perdemos a classe política com a instituição e manutenção dos feudos parlamentares. Hoje, ao se analisar a lista de opções que temos veremos, o filho do fulano, o neto do cicrano e a esposa do beltrano, como candidatos a antiga vaga do familiar cedida pelo parente que parte para um vôo maior. Estamos sem opções. Lideres, nem pensar. Esvaíram-se no tempo e no espaço.

Ai penso reclamar de que e porque, se as opções talvez não sejam melhores que as atuais? Tentar modificar o pensamento extremamente capitalista da atual gestão, onde gastar é a meta, e manter o povo sem vontade de evoluir, dando-lhe o pão de cada dia, sem que ele tenha que lutar por eles, já que opções lhes são omitidas?

Qualquer economista de porta de buteco sabe onde este superaquecimento da economia brasileira nos irá levar. Estamos forçando um crescimento, que nos deixará um legado de inflação. Aquela mesma inflação para o qual convivemos décadas a fio. Com uma diferença básica. Hoje o povo brasileiro está endividado a mais de 75% de juros ao ano. Se a dita cuja voltar, como este povo poderá sobreviver? Com uma mão mágica que perdoe a divida? Impossível, pois, se assim o for, o comércio e a industria entrariam em parafuso e aí como poderíamos, por exemplo, realizar um dos grandes sonhos de nosso presidente: o de reconstruir Cuba?

Fim de festa é fim de festa. E quando esta festa foi uma orgia, o fim é ainda mais promiscuo. Nosso presidente necessita das luzes, da atenção. A presidência da OEA é o primeiro sonho, um verdadeiro pesadelo para esta entidade, mas o que dizer se esta parece hoje estar se encaminhando na direção dos Castro, Chavez e Morales da vida? A participação do serviço de segurança permanente da ONU, outro. Imagine nosso presidente lá sendo um entrave para que sanções sejam impetradas contra seus maiores aliados políticos: o Iran, Cuba, Bolívia e Venezuela. O que seus ditadores poderão aprontar, sabedores que sempre terão o voto amigo a coibir ações punitivas contra os mesmos. E no Brasil, os “PTralhas” garantindo a manutenção financeira e política do status-quo implantado por um partido que jurou austeridade e clareza, mas que  nunca na história deste pais foi tão gastador e dúbio.

Se você, eleitor brasileiro, tem consciência política e um dia por raiva ou até mesmo por deboche votou naqueles que hoje governam, desculpe-me, mas shame on you! Vocês erraram e são dignos de vergonha. É inegável que Brasil evoluiu financeiramente. Era esperado. Até o pegador de guimba sabia disto. Nossos recursos e a política monetária implantada há 16 anos, não só motivaram como garantiram isto ser inevitável. Mas a saúde, a segurança, o saneamento básico e a educação caíram ao fundo do poço, pois, distribuir sardinhas e deixar que o povo se mantenha vivendo em montanhas de lixo, não me parece uma evolução. Deixar que nossas estradas e cidades sucumbam às chuvas e ter como prioridade reconstruir Cuba, me parece uma piada de mal gosto. Não aumentar o número de hospitais, escolas, postos médicos, em detrimento da abertura de embaixadas em paises que nunca ouvimos sequer falar de sua existência, alem de funestro e no minimo caricato.

Ajudar ao próximo e esquecer a nós mesmos, me parece o perfil de um mandatário, que ao final da festa, acha que o Brasil já cumpriu com sua parte dentro do magalomaníaco sonho de seus interesses pessoais. Agora, este sonho tem que ser sustentado por outros. Principalmente por aqueles da pior espécie. Os aliados do presidente. Aqueles que o mundo repudia e nosso povo tem vergonha em sequer aceitar