quinta-feira, 20 de maio de 2010

AQUI VOCÊ CONTINUA A SER O PALHAÇO



CARTA DE VÓ ADELINA AO PRESIDENTE LULA

Caro senhor Senhor presidente

Venho por meio desta me dirigir ao senhor, como brasileira que sou e envergonhada com os úlimos acontecimentos. Com o segmento da mesma o senhor há de entender o porque.

Iniciemos pela opinião do editorial do The New York Times:

"...ambos os países (Brasil e Turquia) estão ávidos para desempenhar uma maior papel internacional e ávidos para evitar um conflito com o Iran. Respeitamos estas ambições. Mas como todo mundo, eles foram manipulados por Teerã".

Atente presidente Lula, em que vergonhosa posição que o senhor nos colocou. O senhor que é o Brasil, quando fala ao exterior, extrapolou. Sei que o senhor está de olho no cheque sueco. Se o Al Gore levou um, e nem se elegeu a presidência, porque não o senhor, que tem, segundo as pesquisas de seus órgãos de opinião pública, mais de 75% de aceitação popular? E coitadinhos de seus aliados ai em Teerã. Agora é que vão sofrer as conseqüências de sua vontade de aparecer como homem internacional. O tiro parece que saiu pela culatra. Nem todo expectador acredita em ópera bufa. E seu amigo barbudo ai de Teerã deve estar dizendo: mui amigo... mui amigo...


O senhor disse ontem na Espanha, tentando talvez justificar sua impensada participação em algo que não lhe diz respeito, "que esta negociação não pode ficar nas mãos de apenas um pais. Necessita-se de mais atores..." . talvez o senhor tenha até razão, mas seriam necessários atores senhor presidente, mas não canastrões.

Presidente Lula, quando eu disse que o  presidente Obama era um gozador ao afirmar que o senhor era o Cara, acredite que houve gente que o apóia, que veementemente se revoltou. Me acusaram de invejosa. De despeitada. De fofoqueira! Veja só. Eu que quando viva ia a missa todo domingo, temente que sou ao SENHOR. Não o senhor, aquele outro,  onde deus me chamouomei a liberdade de mandar para meu netinho ai no planeta esta cartinha que escrevi aqui do colha as grmô daqui de cima, ô de letra maiúscula.

Mas nada melhor que um dia depois do outro, não é presidente. Olha ai no que deu sua tentativa de salvar a humanidade. Em menos de 24 horas de sua ação no Iran e o presidente dos Estados Unidos (aquele que o senhor gosta de ensinar a missa) mandou ver nas sanções contra o pais muçulmano. O senhor ajudou a acelerar o processo. E pasme: todas as grandes nações o apoiaram. Mesma aquelas para quem o senhor compra aviões mais caros e de menor qualidade, segundo os entendidos. Aqui para nós eu não entro em um avião, nem amarrada.

Logo, meu caro presidente, parece que sua moral - fora de nossas fronteiras - está realmente baixa, a exceção de grandes potências como a Bolivia, a Venezuela, Cuba e o pais onde o senhor aprontou a sua última arte de menino travesso... menino travesso não diria propriamente... diria inconseqüente.

Pois é, meu caro presidente, esta sua mais nova inconseqüência foi maior até, do que de escolher a Dona Dilma para substituí-lo no comando de uma nação que não merece ser ridicularizada por suas ações rocambolescas e tupiniquins. Brancaleone fica bem nas telas. Não em um foro à nível internacional, onde o senhor e seu pequeno exército de incautos, tentou se apresentar, dias atrás e parece não ter agradado nem a gregos muito menos a troianos. Depois explico ao senhor, pois, sei que deve estar confuso, como estes dois povos entram nesta questão da bomba atômica iraniana que o senhor está ajudando a construir, mesmo que, sem perceber.

Pode ser também que a humanidade que o senhor quer salvar, na verdade não queira pelo senhor ser salva. O senhor já pensou nesta hipótese.sempre disse a meu netinho Renato, “que em briga de cachorro grande, viralata que tem esperteza, não coloca o seu fucinho”. Esta o senhor não chegou sequer a ouvir, não é presidente. Pois é, nasci como sua mãe, igualmente analfabeta, mas estudei e tenho, por exemplo, plena consciência que Napoleão nunca esteve na China e a Líbia não é a terra dos libaneses, como o senhor afirmou em outras viagens internacionais.

Cada viagem um vexame, senhor presidente. Porque não terminar seu mandato sentadinho em seu Palácio? Olhando para o seu povo que sofre por falta de saúde, saneamento básico, segurança e educação. Esperando pela Copa e pelas Olimpíadas, que em muito devem ao senhor, diga-se de passagem. E torcendo para a dona dilma ficar calada o mais tempo possível, pois, esta é a sua grande chance de dar continuidade a sua dinastia. Não sei como a dona Marisa, não tem ciúmes de seu relacionamento com a dona Dilma.

Senhor presidente, tomei a liberdade de mandar para meu netinho ai no planeta esta cartinha que escrevi aqui do céu, onde Deus me chamou e para quem sirvo.

Juízo senhor presidente. Digo isto pois, tenho idade para também ser sua avó. E um lembrete, que brinca com criança amanheça mijado, e com fogo, queimado... não afogado.

Adelina Gameiro