sábado, 11 de setembro de 2010

VOCÊ ENTREGARIA SEU NEGÓCIO PARA SER DIRIGIDO PELA DONA DILMA?

Há de se convir que houveram grandes idéias e iniciativas no mundo. E estas se mantém vivas até os dias de hoje. Outrossim, houveram outras que a principio pareciam boas, mas que na verdade eram apenas produtos de uma época e o tempo tratou de extingui-las.

Quando no ano 100 AC, alguém que em Thebas perdeu um escravo chamado Shem, postou um oferecimento de uma moeda de ouro, pelo retorno do escravo, este anônimo alguém iniciou uma nova prática. A do anuncio, a base de uma prática chamada propaganda. Que o tempo tratou de reconhecer como a alma do negócio. Um fenômeno e por que não dizer uma necessidade a partir de tal. Ninguém hoje consegue sobreviver sem a propaganda. Ela cria desejos e objetiva negócios.

Quando Julius Reuter notou que as linhas telegráficas de uma certa região européia em 1850 terminavam em Bruxellas e só eram reerguidas em Auchen na Alemanha, imediatamente estabeleceu um negócio que consistia na utilização de pombos correios que mantivessem esta lacuna informativa, servida. Para tal se utilizava de três aves que em suas asas levavam, a informação e objetivavam assim, uma espécie de chance maior de segurança. Fez fortuna, mas sua idéia era apenas temporal.

Quando em 1981, Bill Gates resolveu licenciar o MS-Dos para a IBM, ele garantiu para si uma das maiores fortunas já conseguidas por um ser humano que não nasceu na nobreza. Da mesma forma que Walt Disney estabeleceu outra, quando aceitou a opinião de sua esposa que Mickey Mouse era um nome que soava melhor que Mortimer. E com isto, estabeleceu uma nova visão do cartoon na era cinematográfica.

Outras grandes idéias foram colocadas em práticas e muitas não aproveitadas em suas maiores consequências por aqueles que a tiveram inicialmente. O maior exemplo disto me parece o do farmacéutico John Stytn Pemberton, que em 1886 em Atlanta, na Georgia, iniciou localmente a venda de um xarope, a base de folha de Coca, a quem seu contador batizou com o nome de Coca-Cola. Com uma despesa de US$73,96 em anúncios, Pemberton passou a vender por 5 cents o copo seu produto em uma farmácia explorada por Willies Venable. Em seu primeiro ano garantiu um ganho de US$50. Não enriqueceu e pouco antes de morrer,  em 1888, vendeu-o a aquele que um dia viria a ser o prefeito de Atlanta Asa Candler. Este último entrou de cabeça na exploração deste produto, nacionalizou as vendas e transformou a Coca Cola naquilo que hoje é.

Enquanto isto, mais exatamente no ano de 1894, na vizinha North Caroline, Caleb Bradham desenvolvia um outro xarope, este para combater uma doença chamada dyspepsia e envolveu seu produto com um elemento medicinal chamado Pepsin. Observando o sucesso da Coca-Cola, adotou o mesmo processo de Candler e assim criou a Pepsi- Cola.

Da mesma forma que Ford estabeleceu a montagem em série de carros, que pudessem baratear o custo de produção e assim serem adquiridos pela população. Da mesma forma que Bill Gates possibilitou que cada um viesse a ter um computador em sua própria casa, Karl Marx estabeleceu um sistema político que segundo suas idéias, iria fazer todos os homens terem as mesmas oportunidades. Talvez tenho sido aí o inicio do comunismo. Pois bem, os carros foram para frente, os computadores também e eu diria que a industria da propaganda, bem como a Coca Cola e a Pepsi Cola, igualmente. Mas os pombos de Reuter e as teorias de Marx desmilinguiram-se.

Pomba hoje, apenas na santíssima trindade e comunismo na cabeça de quem não tem mais nada a fazer.

As esquerdas ruíram, não só com a queda do muro, como com a dissolução da União Soviética. Só conseguiram permanecer com a obstinação de certos povos asiáticos e na patetização constante da América Latina.

Querer imputar ao presidente Lula esquerda é piada. Ele, um dos seres mais eletistas da atualidade. Afinal, depois de viver o processo macunaímico, demonstra a olhos vistos, não estar propenso a voltar, nem se manter muito junto às suas origens. Elas o repugnam. Tanto que escolheu para ser sua herdeira, uma Patricinha, que entendiada quando jovem, apoiava lides terroristas.

Não existe o menor resquicio de dúvida que Lula é o símbolo máximo do PT. Seu carro chefe. Sua verdadeira base de sustentação. Um depende do outro. O casamento perfeito. The Perfect Storm! Outrossim, não creio que ele pertença mais as suas bases. Bases estas que acreditam e apoiam as Farcs como um segmento político. E não como uma bando de assassinos, sequestradores e intencionalmente enveredados ao comércio das drogas. Lula passou a classe dos aproveitadores que como os girassóis se direcionam para onde o sol está esquentando os demais seres. Quer estar bem com Deus e o Diabo.

Pena que os norte-americanos não viram Al Capone sob este prisma, nem os aliados na segunda guerra mundial,  a Hitler e a Mussoline desta mesma forma. Porque não foram tratados e respeitados como segmentos políticos? Porque então não soltar o Fernandinho Beira Mar?

Estas mesma base do PT, crê que pode transformar o movimento dos sem terra em futuras Farcs. Acredita que o sistema de Hugo Chavez e da família Castro, embora falidos, possam florir no Brasil. E por distribuir sardinhas a aqueles que se consideram necessitados, compram seus votos e desta forma, garantem as suas próprias sub-existências políticas.

Vou ser mais direto. Quem em sã consciência entregaria seu banco, sua industria, seu hospital, sua universidade ou mesmo seu carrinho comprado a duras penas, à dona Dilma? Acredito que ninguém. Porque então dar a ela um país inteirinho?