quinta-feira, 23 de setembro de 2010

VAMOS DEIXAR DE FRESCURA


Isto mesmo, vamos deixar de frescura. Estamos a pouco mais de uma semana das eleições, e prontos para penetrarmos em um cano lindíssimo. Abismal. Que pode nos custar um retrocesso de décadas. Ou alguém, em sã consciência acredita que a grande massa popular está votando na dona Dilma? Esta massa está votando naquela que o "homi" assim o determina. Logo, nunca tivemos uma candidata. Sempre estivemos a volta de uma herdeira, que não tem boa locução, nenhuma experiência administrativa, que raciocina aos trancos, mas que se encaixa como uma luva em um sistema que Otavio, o segundo imperador de Roma, aprimorou, do inventado por seu predecessor, Julius Cesar.

Já contei esta história. Quem não a leu vá a meu blog e procure-a.

O Brasil está numa situação financeira privilegiada. Mas por quanto tempo? Não temos a capacidade de produção da China, a tecnologia da Irlanda e muito menos a capacidade de programação da Índia. Estes sim países que exportam tecnologia. O que exportamos? Carne, laranja, e nos aproveitamos de uma crise mundial que elevou os preços dos minérios e do petróleo, para arrumar grana e distribuir de uma forma irracional, para manutenção de uma base de governabilidade. Voltamos aos tempos de Vargas. Do paternalismo espurio!

A classe média se encontra oprimida. Ela é a inimiga maior do PT. Os ricos, principalmente os banqueiros, não sabem mais como guardar dinheiro. Tiveram suas bocas caladas pelos negócios que o governos lhes conferiu. Os pobres estão felizes por ter acesso a sua casa de um quarto, sua televisão, esquecendo-se que nunca conseguirão pagá-las, aos juros a que são submetidos. Tudo a longo prazo. Tudo a ver navios. Mas se a maré mudar? Como vão ressarcir suas dívidas? Ademais é da índole humana, querer melhorar: uma casa maior, um plasma e quando estes mesmos que hoje exultam o governo, não por melhorar seu nível de vida, mas por tê-los endividados até o último fio de cabelo com um cretino crédito, o namoro vai acabar. E o divorcio será certamente rigoroso.

Em nossas classe menos favorecidas ninguém está melhorando de vida. Todos estão vivendo de um sonho de consumo. O cara não está evoluindo financeiramente. Esta tendo oportunidade de espichar seu salário e adquirir bens de consumo, parceladamente. Diferente da China, da Irlanda e da índia, onde as industrias estão crescendo, e trazendo consigo a melhoria da vida daqueles que dependem dela.

A dona Dilma já disse quantos computadores, carros ou mesmo sapatos estamos exportando? Estaremos com um mesmo volume de produção e exportação de países realmente emergentes? Difícil de explicar, aquilo que não tem explicação. Mas dá para sentir que pelo nível maracutaias exercidas por ela e por seus principais assessores, que ela está segura que pode fazer o que bem entender como ministra. imagina como presidente. Seu maior ídolo, não sou eu que o digo, é o de conhecimento publico, tratar-se do gordo Chavez. Ela parece ter um carinho especial para com terroristas e guerrilheiros, afinal esta foi a base de sua juventude pelo que consta nos anais militares. Aprimorou-se no tráfico de influências, aquele que hoje impera em Brasília. Aliás, diga-se de passagem, de uma forma nunca antes vista. Diria até que "Nunca na história deste pais, houveram tantos escândalos e tantas absolvições e arquivamentos".

O PT, sabe como montar a máquina. Sabe como se utilizar de seu tráfego de influências. E acima de tudo como angariar votos. Não aprendeu ainda o que fazer para o pais crescer, como um pólo produtor de venda de tecnologia e bens manufaturáveis. Fácil de se deduzir porque. Exige um funcionamento de outra parte do cérebro, que eles nunca tiveram acesso. A não ser nosso cardeal Richelieu, o José Dirceu.

Minério, petróleo e outras fontes de energia, um dia acabam. Mas a capacidade de um povo pensar não. E esta capacidade de pensar é o que nos falta. Nossas faculdades hoje estão hoje recebendo alunos, não por sua capacidade de pensar ou seu nível de inteligência, mas sim por sua cor ou sua condição social. Que profissionais serão estes que estaremos formando? O problema, é que pensar não parece ser muito o forte de nosso presidente. Pelo menos não o foi até aqui. Muito menos de sua herdeira, que estará lá, para manter o sistema inalterado. Vimos esta história na prefeitura de Porto Alegre. Agora nos canais de corrupção de Brasília. E sabemos exatamente como tudo termina.

Tem gente que afirma que dona Dilma não cola um ano. Vão lhe mandar um impeachment na testa. E ai, como vamos fazer com o vice presidente que ela escolheu? seria ele melhor que ela? Acho que não. Só espero que a classe média não volte a clamar por uma intervenção militar. Mais 21 anos, eu não agüento...