quinta-feira, 3 de março de 2011

SE O TRIO ELÉTRICO NÃO SOLTAR UMA DESCARGA DE 8,000 VOLTS...

O Tom Jobim, o mais carioca dos cariocas, disse uma vez que a melhor maneira de se ver Manhattan era de maca. Pois bem, a melhor de se ver o Rio de Janeiro é de cima. Se não a forma mais bonita, diria que a mais segura...
O Rio de Janeiro fez mais um aniversário. Esta cidade maravilhosa onde nasci, cresci, estudei, me fiz gente, trabalhei, casei e abandonei continua maravilhosa. Principalmente quando vista de cima. O problema é que tem que se descer e no dia a dia ela lhe prova quão maus sucessivos governos podem destruir aquilo que nasceu e floresceu qual uma poesia. Causar problemas não são um dom dos políticos brasileiros, mas há de se convir que, neste setor nossos políticos tem pós-graduação. No Rio, entre garotinhos, garotinhas, brizolas e outros espécimes exóticos de nossa fauna política, deixamos que nosso estilo de vida escorre-se pelo bueiro. Mas temos uma válvula de escape: o carnaval.
O mundo árabe está em guerra, o norte-americano em crise, tremores de terra abalam os quatro cantos do mundo, a Europa sofre com o desemprego e o Brasil irá parar mais uma vez para seu carnaval. O Rio de Janeiro, a Bahia e Pernambuco, diria que de forma total. Deveria ser até bom, se a gente usasse estes dias de trégua para tentar reorganizar as coisas. Mas não, ao invés disto, irão vir mais idéias de eleger nas próximas eleições outros Tiriricas da vida. Afinal, em um pais que o ex-presidente diz que ler não é importante, nossa educação e cultura necessitam de experts como ele...o Tiririca. Que pelo menos é mais engraçado que o Lula.
 Estaríamos imbuídos em um espírito de querer acertar?
Não sei se vocês tem acompanhado o que está acontecendo nos Estados Unidos. Obama foi eleito como a esperança de um povo de saco cheio das tramóias bushianas e tentou de todas as formas unir este pais, dividido por um deles, little George e suas guerrinhas de cunho pessoal. Seu esforço foi infrutífero. Os políticos republicanos trataram de criar um bloqueio e o que estava ruim, ficou ainda pior. Hoje até os republicanos se dividiram: existem os conservadores e um novo grupo de extra conservadores, o Tea Party, que até acham a Sarah Palin engraçadinha. Mas em se tratando de votações contra qualquer coisa instituída por Obama, os republicanos – sejam eles da direita ou da estrema direita - ainda se mantém unidos, por um interesse comum: o de voltar ao poder. E pelo andar da carruagem, estão muito perto de o conseguir.
A estratégia mais inteligente colocada no ar foi a que envolve o governador Chris Christie de New Jersey. Sem que ninguém levantasse a lebre ele foi logo dizendo: não sou candidat, embora tenha certeza que venceria. Mas está completamente fora de minha idéia me candidatar, pois, para que isto fosse possível eu teria que me sentir pronto para ser presidente. E eu ainda não estou. E Obama estava?
O comentário foi convenientemente atribuído a ele, exatamente em um momento em que se começa a se falar de possíveis candidatos e os primeiros polls começam a circular pelos noticiários, em um pais onde dos 12 últimos presidentes, apenas 2 não foram reeleitos. O que determina que o norte-americano têm ciência que quatro anos é pouco, a não ser em anomalias como George Bush pai em 1992 e falta de liderança como Jimmy Carter em 1980.
Este é o ponto: liderança. Aqui neste pais, onde o presidente é inclusive o chefe das forças armadas, você pode errar ou acertar, mas não pode de forma alguma demonstrar falta de liderança. E existe um segundo ponto, coincidentemente ou não, ambos os presidentes que não conseguiram se reeleger, estiveram embebidos em eras de recessão. Como Obama está até as orelhas. E como não existem dois sem três, apenas Frank Delano Roosevelt e Ronald Regan, conseguiram fazer seus presidentes. Desta forma um republicano, bem que pode assumir o cargo, em uma comunidade que acredita em alternância.
Logo a porta está aberta e creio que o esperto gordinho de New Jersey, passa a ser o favorito da corrida, pelo simples fato de em um depoimento honesto deixar claro que ainda não está pronto. Para quem veleja, fica claro que um vento vindo de trás funciona melhor do que um vindo pela frente.
Lula sabe disto. Colocou uma herdeira e espera estar de volta em quatro ou oito anos, pois, para ele, o Brasil virou o seu feudo. Ainda mais que neste pais o vento sopra de todos os lados. Depende do humor do contribuinte. Um dia cacareco, outro dia o macaco José, tem a vez da negra e favelada, da garotinha, do Tiririca, do Clodovil e até o do Romário. E quem sofre? Nós mesmos. Não entendo este espírito sacana – que o carioca se imbui em maior escala que os demais - que na verdade é mazoquista. Porque somos nós mesmo que arcamos com o peso da derrocada. O pior é que São Paulo vem adotando a mesma posição.
Rio de Janeiro e São Paulo, são duas grandes naves a deriva. Qualquer ondinha maior – ou chuvinha superior a uma garoa – as destroem. Mas o carnaval chega e se o trio elétrico não soltar uma descarga de 8,000 volts, e o barracão das escolas de samba não pegarem fogo novamente, a turma se esbalda.
Um bom carnaval para todos.