sexta-feira, 6 de agosto de 2010

CADA UM TEM O GÊNIO QUE MERECE!

Outro dia vi um político clamar que o presidente Lula é um gênio. Extasiei-me

Todo mundo tem seus ídolos. Tem gente até que faz de nosso presidente um deles. Logo, cada um tem o gênio que merece! Sou, particularmente, mais restrito em idolatrações, mas certamente Henry Ford, por sua história e vivência, é para mim um deles. Embora seja norte-americano e por isto execrado pela turma do PT e do Chavez, que na verdade são farinha de um mesmo saco, creio que poucos homens revolucionaram o mundo como ele o fez. Evidentemente que os sabotadores do capitalismo irão uivar, esquecendo-se do número de empregos que ele gerou e da mudança radical na forma de transportes que ele ajudou a inserir na era moderna

O cara nasceu em 1863, numa era que a comunicação era nenhuma. Você sabia o que se passava à sua frente e quando mais curioso no máximo à sua volta. Mas Ford não se conformava em ser o cavalo o único meio de transporte. Com 33 anos alguns tentam mudar o mundo e são sacrificados. Ford fez o mesmo, mas graças a Deus não o foi e assim construiu o seu primeiro carro. Imediatamente sua idéia foi bem vista o que lhe deu coragem de estabelecer sua empresa em 1903. Ele e mais 500 outros, já que para o período de 1900 a 1908 a febre tomou conta dos estados Unidos e todos sentiram a necessidade de levar adiante a construção de automóveis. O Ford modelo A, vingou. Depois de um ano, foram construídos e vendidos 600 exemplares, mas em 1908 veio a vez do Ford T e com este último modelo, a iniciativa de uma produção em massa. Ford pode ser considerado o inventor do método, já que os carros eram montados depois que todas a peças eram produzidas, por distintos grupos e juntadas num sistema de produção continua. Nada menos de 15 milhões de Fords T foram vendidos em 1908 e 1927 em Highland Park, Michigan. Sua fábrica montada em uma terra de 57 acres tinha nada menos que 14,000 empregados. Mas era para o mundo que Ford tinha direcionadas suas vistas.

Desde 1908 que Ford (foto em anexo) estabelecera uma conexão de vendas com a França e a partir de 1908 com a Gran Bretanha. Em 1919, quando um carro era montado na Ford a cada minuto, Henry Ford passou o comando das ações para seu filho Edsel. Em 1923 as vendas anuais da Ford remontavam a mais de 2 milhoões de carros e ele tinha 57% do mercado automobilístico. Um negocinho bem lucrativo, vocês não acham?

O segredo dos carros terem vingado no mundo, estava no fato de não apenas serem mais confortáveis e velozes que os cavalos, mas sim pelo fato da construção em massa ter baixado seu preço e com isto tornado viável que qualquer pessoa com um razoável salário pudesse fazer mão de um deles. Anos depois Bill Gates fez o mesmo por acreditar que cada ser humano poderia ter seu computador em sua própria casa. Já que até ali, apenas as grandes empresas tinham, este privilégio.

Henry Ford era um Gênio, e seu timing foi impecável. Ele apresentou ao mundo aquilo que o mundo necessitava e soube prove-lo, por intermédio da minimização de preço. Mas tudo na vida tem um fim, e Henri Ford em Maio de 1927, sentiu que o seu carro estava ultrapassado, mesmo depois de 15 milhões deles vendidos. Era necessário dobrar o mercado, mas Ford sabia que o mercado não se dobra, se cativa. Ao invés de nadar da correnteza, saiu da água. Simplesmente fechou a produção dos Fords T. Por seis meses deixou de produzir carros, tendo uma lista não muito grande de pedidos sobre a mesa do presidente de sua empresa. Manteve-se na escuridão. Deixou que a curiosidade tomasse conta do mundo. Ninguém sabia o que estava realmente acontecendo. Muitas versões, nenhum certeza. Mas em Novembro, deste mesmo ano, ele anunciou o aparecimento de um novo modelo. Apresentou-o em Dezembro no mercado e em seis semanas já contava com 750,000 novos pedidos.

A teimosia de manter o Ford T no mercado, poderia ser o inicio do fim de uma grande montadora, mas Ford pressentiu o desastre e se recusou a cometê-lo. Ele compreendeu como pai de uma idéias, que mesmo as grandes idéias podem ficar ultrapassadas, já que são sobrepujadas por outras. A construção em massa, auxilia a queda de preço e facilita encher as prateleiras daquilo que o mercado necessita, mas este grande lucro, o faz produzir mais e mais e afastar-se do terreno da criação, e os verdadeiros alvos as vezes são negligenciados.

Ford era um gênio. O presidente Lula tenho as minhas dúvidas...