sexta-feira, 31 de agosto de 2012

AS FORÇAS DA NATUREZA


O furacão Isaac passou e confesso a vocês, que não deixou saudades. Felizmente passou ao largo, não muito perto do sul da Florida, que a principio parecia ser o primeiro lugar a fazer seu touch down. Sorte para nós, azar para a turma da Louisiana e estados circunvizinhos. Esta é uma das contigencias de seu aparecimento. A gente, quando está em sua rota de colisão, reza para que ele desvie, quando na verdade estamos, sem querer,implorando a Deus que ele vá arrasar a casa do vizinho.

Nós brasileiros, graças a Deus, não vivemos uma temporada de furacões. Os nossos, funcionam na maior parte do ano e estão localizados em Brasilia, tendo como epicentro, a praça dos três poderes. Logo, a gente não teme até estar no meio de um deles. Ventos com a velocidade de mais de 200 quilômetros por hora. Chuva forte e internitente. Escuridão total. Término de energia. Sua passagem é rápida, mas o que deixa para trás, é um rastro de más lembranças e muito trabalho de restauração e contrução a ser feito. Se existe um ponto pelo menos não negativo, diria ser o fato de ele avisar quando vem e qual é a sua força, dias antes de sua chegada. Não age como os terremotos, que são verdadeiras visitas inesperadas.

O furacão é uma das forças da natureza. E como tantas outras forças, ele precisa de solo fertil para retomar suas forças, dispendidas por ter que atravessar todo um oceano em sua viagem para encontra-lo. Como um vampiro precisa de sangue, o furação, chega e alimenta-se da destruíção que causa. Dá o seu recado, acondiona novas forças e parte para alarmar outras paragens. 

Que nem muito politico brasileiro...