sábado, 16 de agosto de 2014

A CAVERNA DO SARAMAGO

Não sei se vocês tiveram a oportunidade de ler A Caverna do Saramago. Se não tiveram, não perderam grande coisa, pois, aqui entre nós é um livro bem chato. Mas hoje penso que é bastante atual. Nesta sua obra, ele afirma que há 2,300 anos atrás, os seres da época viviam de costas para o mundo, apenas imaginando-o a partir das sombras projetadas nas pedras. E que nós, em pleno século XX, estamos o fazendo da mesma forma.

Sei que o Brasil é um pais fora dos parâmetros normais. Do tipo ame-o ou deixe-o. Eu particularmente preferi deixar... Trata-se de um pais onde prostituta goza, gigolô tem fundo de garantia, se troca cesta básica por voto e técnico de futebol quando mandado embora pede ressarcimento de horas extras. Pois é, a cada noticia que tomo conhecimento, seja dos três poderes, seja da policia, ou de quem quer que seja, me sinto como um habitante das cavernas, procuro pelo meu tacape e passo a só querer ver o mundo nas sombras projetadas na pedras de minha caverna. Serei apenas eu?

Somos capazes de levar de sete da Alemanha, em pleno Maracanã, e uma semana depois, a solução encontrada para o renascimento de nosso futebol, é trazer de volta ao Dunga, que havia sido execrado quatro anos antes, por razões mais do que justas. Morrem mais gente por dia no Brasil, que na guerra da faixa de Gaza. Motociclista em Goiania, assume posição de serial killer, e a policia leva dois anos, para unir os 19 crimes.

Em nossa Cabralia, está virando moda matar - seja o porteiro, o vizinho, o marido ou mesmo os pais, -  esquarteja-los a seguir e coloca-los em uma mala. Jogar enteado pela janela, ou enterra-lo vivo, nem se diga. E nem mesmo chegar a uma final de Copa do Mundo, mostram-nos mais capazes...

Na política exacerbamos. Temos um presidente do congresso condenado como mensageiro e um do senado, que sustenta amigas com dinheiro publico, mesmo sendo o maior criador de bovinos no âmbito virtual, mas mesmo assim é ainda capaz de manter o seu mandato.

Vocês já se deram a pachorra de contar quantas denuncias e prisões foram feitas por nossa policia federal de gente graúda. Crime de colarinho branco, no Brasil, virou coisa banal. Cada dia aparece um e só se fala agora em milhões. O ex-presidente Collor hoje, seria considerado batedor de carteira, por aqueles que exigiram sua exoneração. Porém, os brasileiros ficam mais contentes de dar risadas dos nomes dados as operações da PF. E quando o novo crime de colarinho branco se torna publico, o da semana anterior é esquecido e o de duas semanas, deletado de vez. No Brasil, só há interesse em crime fresquinho...

Pouca coisa funciona em nosso pais. Nada é padrão FIFA. No referente ao cumprimento do horário, apenas a natureza. O sol é pontual em sua entrada e em sua saída. Tirando ele, aqueles que vivem sob o seu calor, em terras brasileiras, nem tanto. Vejam os cronogramas das obras para a Copa do Mundo. Tudo atrasou. Chegamos a Copa, com a maioria das obras inacabadas. Demos um jeitinho e pouca gente notou. E quando a Fifa cobrou algo, a turma gritou, dizendo que aqui não é a casa da sogra onde estrangeiro vem dar pitaco. Se a casa não é da sogra, é de quem? Da dona Dilma? Eu prefiro a sogra. E agora em dois anos, temos que enfrentar uma Olimpiada, que é um evento muito mais complicado do que uma Copa do mundo.

Não temos quartos de hotéis suficiente no Rio de Janeiro para segurar a barra de uma Rio+20. Como será com uma Olimpiada? Vamos alojar turistas no morro do Alemão? Se lá forem, de lá não sairão nunca mais, e não por terem se apaixonado pela região... E se algum velejados tiver o infortúnio de cair nas poluídas águas da baia de Guanabara? Pega Ebola?

A turma condenada no mensalão, hoje trabalha fora da prisão e goza ainda de ter casa, comida e roupa lavada, paga por nós contribuintes. Viraram manteúdos! E o pior. o ex-presidente Lula, afirma que nunca soube do tal no mensalão e que na verdade ele não existiu. Tudo intriga da oposição. E afirma isto em entrevista, em um dos raros momentos de não estar sob o efeito de bebida. A companheira Dilma, por sua vez, assinou a compra da Usina Californiana, que deu um baita prejuízo aos cofres públicos e como na época, presidente do concelho da Petrobrás, teve a cara de pau de dizer que assinou sem ler.

Financiamos obras gigantescas para os cubanos, que agora as vão vender para os russos. E enquanto o mundo aperta o cinto da Russia para punir seus desmandos, o Brasil do PT, é o primeiro pais a oferecer produtos, que estão sendo boicotados por nações sérias. E isto por que a Russia é vista como a mentora por trás daqueles que derrubaram o jato comercial da Malaysia Airlines.

O Brasil sempre foi uma bagunça organizada. As coisas acontecem sem que explicações possam ser dadas. Depois de ler Saramago tenho plena convicção que 39% dos brasileiros - aqueles que dizem que vão votar no primeiro turno pela reeleição de Dona Dilma - são seres que vivem de costas para o mundo, apenas imaginando que as dividas que contraíram um dia serão perdoadas. como as sombras projetadas nas pedras. Meu caro Saramago  não são apenas as pessoas do século XX que estão fazendo o mesmo. As do século XXI no Brasil, também.