quarta-feira, 4 de setembro de 2013

E JÁ SE VÃO MAIS DE OITO ANOS...



Tem gente com a rara capacidade de matar a cobra e mostrar o pau. E o José Simão apresentou uma, esta semana na internet, que representa bem, a situação que o Brasil vive, neste governo cheio de incertezas e com excesso de maleabilidade em seu interesse de manter o poder. Ele diz, que se o congresso nacional for gradeado, vira zoológico, se for murado, vira presidio, se for coberto com uma lona, vira circo, se botar em sua porta uma lanterna vermelha se transforma em puteiro e de der descarga, não sobra ninguém. Não creio que se de para discordar, depois da votação no congresso que mantém o mandato de um deputado federal, encarceirado por roubo.

Somos uma colcha de retalhos. Que na politica moderna é rotulado de frente de apoio político governamental. Aliás já éramos desde os tempos FHC. Com todo respeito, a imaginação do Lula é menor que o dedo mindinho de um anão. Vide quem escolheu para o substituir... Ele é um sobrevivente, que como tal, tem aquela vivacidade natural dos criados na rua. Mas em seu inicio, ouviu e até a política econômica do governo anterior foi obrigado a manter, para poder se criar dentro do cenário nacional e hoje pensar tratar-se de um estadista. A política do Plano Real, é mesma política que ele, Mercadante e Dirceu criticaram e deram três meses como prazo de validade. E se recusaram a apoiar desde os tempos após Collor: os curtos dias de Itamar Franco. Mas a gente apenas colhe aquilo que planta. Ou deixamos de lado crescer, como as ervas daninhas que hoje dominam Brasilia.

Vocês se lembram daquele anuncio na TV em 2001 que mostravam ratos roendo a bandeira nacional? Com os roedores a seguir indo para suas tocas com o que restara da bandeira. Tudo em silêncio até que no final a voz de um locutor dava ênfase : "Ou a gente acaba com eles, ou eles acabam com o Brasil". E um logotipo. Xô Corrupção. Advinhem de quem era o anuncio? Do PT ! Que ironia...

Vocês se lembram de quando foi a primeira denuncia sobre os meandros do mensalão,  batizado na época como a CPI dos Correios? No dia 14 de maio de 2005, a Revista Veja publicava uma reportagem de mais de seis páginas assinada pelo jornalista Policarpo Junior, sobre um video do diretor dos Correios recebendo uma propina. Era o inicio de uma miragem - segundo o então presidente em exercício - de algo que viria ser batizado de Mensalão. Projeto este, que veio a tona quando em três semanas, no dia 06 de Junho de 2005, a Folha de São Paulo em entrevista assinada pela jornalista Renata Lo Prete, com o então presidente do PT, Roberto Jefferson, seria afirmado que o PT dava mesada de R$30,000 a parlamentares.

Pois e onde estão o Delubio Soares, o José Genoino, o Silvio Pereira, o dinheiro vivo na mesa da Roseane Sarney, os bois virtuais do Renan Calheiros, as cuecas do José Guimarães e aquele que a tudo arquitetou, em Setembro de 2013? Todos a vivendo as suas vidas, uns inclusive ainda exercendo cargos políticos. É na realidade esta impunidade que fez e faz, grande parte do povo brasileiro ir as ruas. É já se vão mais de oito anos...

Uma das coisas que aprendi com meu pai, que nome é um só. E você tem que honrá-lo. Logo, quem tem que mudar de nome, para encobrir vidas egressas, é por que não tem honra ou é marginal bravo. 

O homem que inventou o ex-presidente Lula, o senhor Dirceu - condenado a mais de 11 anos de prisão e ainda solto - teve entre outros, os seguintes nomes: o do comandante Daniel, o argentino Hoffmann, o comerciante Carlos Henrique e o conquistador Pedro caroço. Com estes nomes, explorou mulheres, sobreviveu na clandestinidade vendendo a ideia de ser um revolucionário e quando chegou lá, se achou acima do bem e do mal e criou o Mensalão, para aquele a quem inventou, pudesse governar. 

Cada um tem o político que merece... Se for para cadeia é capaz de rebatizar-se. Que tal Odette?