segunda-feira, 15 de abril de 2013

SUA NOVA FUNCIONÁRIA: A EX-EMPREGADA DOMÉSTICA

Você brasileiro, da classe média-alta, deixou de ser pessoa física, já que sua ex-empregada doméstica, se transformou em sua funcionaria, com todos os direitos que um vinculo empregatício gera. Logo, você passa a ser uma empresa. Com todos os encargos cabíveis.

Você tem, antes de tudo, que estabelecer horários e determinar funções. Outrossim, mesmo que coloque tudo em contrato lembre-se que existem coisas que você não receberá em troca:

1. Ser servido no Jantar da sexta feira e no café da manhã de segunda.

2. Ter os vidros de suas janelas lavados, sua roupa lavada e passada. Logo, terá que contratar uma diarista para auxiliar a sua funcionária, neste departamento suplementar

3. Ter ajuda no carnaval

4. Ter anotados seus recados telefônicos, que será considerado um trabalho extracurricular. Logo será melhor contratar uma secretária para auxiliar sua funcionária, neste outro departamento, igualmente suplementar.

5. Ter o direito de assistir seu jogo de futebol, durante o horário de novelas, pois, isto poderá gerar um processo de coação intelectual para com o  seu funcionário. 

Por sua vez, ainda não entendi outro pormenor: Se sua ex-empregada se tornou uma funcionária, e na mediada do possível  os funcionários de seu banco, ou de sua industria ou mesmo de seu escritório são obrigados a arcar com as despesas de suas refeições e moradia, como esta sua ex-empregada doméstica, irá lhe ressarcir destas despesas que ela passará a gerar? Se não houver uma equiparação, você estará sujeito a ser processado por seus outros funcionários, por discriminação. E eles poderão exigir uma justa equiparação, com o saldamento de suas despesas no tocante a refeições e moradia.

Como você cobraria as refeições à este seu novo funcionário? estabeleceria um menu com preços? No tocante a moradia, um contrato de aluguel com multas rescisórias em caso de abandono do imóvel? E as despesas de luz e água? 

Não seria melhor, todas se tornarem diaristas, como aqui nos Estados Unidos?