sexta-feira, 20 de maio de 2011

O PEIXE MORRE PELA BOCA


Vocês assistiram a aquele filme assim intitulado: Apertem o cinto que o piloto sumiu? Pois é, este é o titulo desta nova comedia que se tornou o quadro político brasileiro com a posse de um presidente, que foi ali colocado, como poderia ter sido um poste, um javali, ou mesmo o próprio palhaço Tiririca, se o antigo ocupante do cargo, assim o desejasse.

O homem que foi durante anos a peça fundamental em nossa economia acaba de provar que em quatro anos, pode-se multiplicar por 20 o seu capital, basta para com isto usar de sua posição, quebrar o sigilo das contas bancarias daqueles que o ofendem, se negar a citar que foram aqueles a quem “vendeu” seus serviços profissionais e como prova que nesta terra quem mais leva vantagem em tudo, é admirado e recompensado, um novo cargo forte lhe é atribuído. Imaginem qual será o aumento de ganho do capital do Dr. Palocci, daqui a quatro anos? 100, 200 vezes?

E por quem ele é imediatamente inocentado? Pelo presidente do Senado, cujas finanças são ainda mais misteriosas, e em cuja mesa da filha brota dinheiro vivo em tempos de eleições. Um presidente do senado, que diga-se de passagem, igualmente foi presidente, logo tem experiência em coisas deste tipo.

Quem ganhou com isto foi o código florestal, que sempre tratado com total desprezo pelas bases governamentais, passou então a ter – como por encanto - total atenção da mesma, que se recusa a discutir o caso do Dr. Palocci, pois, para eles, este já foi encerrado. E aí eu pergunto: Encerrado por quem? Se o piloto desta nave sumiu?

O Dr. Palocci é um homem competente. Disto não tenho dúvidas. Mas o Pingüim – o inimigo do Batman – também o era. Todavia, num pais cheio de pingüins, onde inexiste um Batman, que na verdade nem um piloto sequer tem para dirigiu-lo, e assim esta ave sobrevive, age, multiplica por 20 o seu acervo e o mais importante de tudo: volta a vender seus “préstimos profissionais” com imunidades políticas. Durma-se com um barulho destes!

 Com aquela sua enrolada ele na verdade enrola é todo mundo. Com aquele seu olhar de menino inocente, o Dr. Palloci cega a todos que o querem atacar. E isto porque Deus teve pena de nós, e o impossibilitou nascer com inexistente carisma. Analisem as expressões travessas, da duplinha política, apresentada na foto que inicia esta nota.

Gostaria de saber se o senhor procurador geral da republica, aceitaria que no imposto de renda dos brasileiros, não fossem necessárias apresentar quem foram aqueles que de alguma forma contribuíram para o seu aumento patrimonial. Sabemos que consultoria não é crime. Crime é por exemplo devassar contas bancarias alheias. Ou melhor, isto já ficou igualmente provado, de quem tenha sido indiciado pelo delito, não ser crime. É apenas uma travessurazinha. No máximo, um ligeiro abuso de poder...

O azar do Dominique Strauss-Kahn seu delito sexual, seria visto como uma travessura. Coisa de gente da terceira idade e como trata-se de um homem importante, de colarinho alvo, nunca seria algemado, sequer preso e poderia ser até um dia presidente do senado com direito a criar bois virtuais nas Alagoas. Mas imprudente como é, foi justamente aprontar na terra do Obama e acabou que nem o Osama.

Nunca na história deste pais a impunidade se mostrou tão flagrante. E sabem por que? Porque ela foi oficializada pela antiga gestão. Não só oficializada como premiada. A criminalidade cada dia se torna maior. A educação está abaixo de qualquer comentário, mas a cesta básica continua mantendo o povo vendendo o seu voto. Cuidado, meu povo, pois o ditado popular avisa que o peixe sempre morre pela boca.