terça-feira, 17 de maio de 2011

CONSTRANGIMENTOS TUPINIQUINS

Como medir a seriedade da administração de um país? Eu diria que pelo cumprimento das regras impostas pela sociedade e aceitas como balizadoras de uma convivência em comum. E o que seriam estas regras: as leis.

A lei é a coluna vertebral do corpo de um país. Tudo é regido por ela. Transgredir a lei é um direito que cada cidadão pode exercer. Outrossim, cabe a sociedade puni-lo da melhor forma possível, de forma que ele sirva como exemplo para outros, que pensam em se utilizar dos mesmos artifícios para burla-la.

A transgressão tem que ser sempre punida pela lei. A punição do transgressor é a arma que a sociedade tem para proteger-se. Mas a gente sabe, que a coisa nem sempre é assim...

Logo, quando você vê um milionário como Madoff algemado, preso, julgado, condenado e com todos os seus bens leiloados para ressarcir parte dos prejuízos que causou, em menos de um mês, você tem plena convicção que mora num país sério. Onde as leis são cumpridas. Da mesma forma que quando você toma conhecimento que o chefe da casa civil em quatro anos multiplicou por 20 seu acervo pessoal, e o governo, o libera, sem se preocupar como este enriquecimento relâmpago se deu, você tem a plena convicção que mora em um pais, de impostos de primeiro mundo, serviços de terceiro mundo e que um terrorista pode se tornar presidente, e filho de um ex-presidente, durante o seu mandato, deixa de ser assessor de um zoológico em Campinas, para se tornar um multi milionário, com direito a passaporte diplomático.

Os Estados Unidos da América possuí uma diplomacia internacional horrenda. Sentem-se donos da humanidade. Se julgam defensores da democracia, evidentemente se esta "abalada democracia" estiver sobre terras encharcadas de petróleo. Mas aqui dentro, aprontou, sambou! Quem pensar que pode, tente. Até o Bin Laden pagou.

Quando poder-se-ía imaginar que o homem mais importante da economia mundial - o presidente do FMI - fosse retirado de um avião, algemado e levado preso para um cárcere comum, em New York, por possível crime sexual? Aqui no Brasil, mesmo os maiores crimes de colarinho branco, nunca vi alguém ser algemado. Vende-se a idéia do constrangimento. Gente de nome e posição social, não pode ser algemada. E eu pergunto porque? A verdade nua e crua é que "constragimento" é desculpa de quem necessita colocar panos quentes em situações que igualmente podem lhe comprometer.

Se isto só não bastasse, foi criado aqui no Brasil, um novo tipo de contragimento. O da linguística. Corrigir alguém que fala errado e mantém o hábito de formar frases onde a concordância verbal simplesmente não existe, se tornou uma espécie de crime. Evidente que depois do senhor Luis Inácio Lula da Silva ter assumido o poder, assassinar a língua portuguesa, passou a ser politicamente correto.

Sempre achei que a bandeira, a moeda e o idioma, são a base de identificação de um povo. Como nossa moeda já mudou mais de meia dúzia de vezes, porque dar bola para nosso idioma? Acabou-se o mérito. Foi definitivamente oficializado o poder que o importante é se levar vantagem em tudo. Ler deixou de ser importante. Nunca na história deste país, a segurança e a educação foram tão relegados a um plano menor. Mas quem se importa? escolas funcionam de forma precária. Merendas escolares estão abaixo da critica. E nada é feito.