domingo, 19 de junho de 2011

CARTA AO FELIPÃO

Vocês sabem porque um técnico consagrado como o Felipão, não está hoje na Broadway como deveria estar, por tudo que provou em termos de capacidade técnica, e sim no Irajá? Porque um treinador de seu nível, deve responder não só pelo que demonstra em campo, como fora do mesmo. E o Felipão fora do estádio e principalmente a frente dos microfones, é um desastre.

A começar pelo excessivo número de erros de concordâncias, o que nos faz lembrar ser ele um discípulo intelectual do ex-presidente Lula. Segundo por sua constante impaciência,  principalmente quando contrariado ou encurralado para explicar uma má atuação de seu time, o Palmeiras. O que prova que ele poderia fazer parte do atual ministério montado pela Nula. Se fosse uma mulher, já teria sido convidado. Terceiro por sua completa falta de ética quando tece comentários sobre seus companheiros de trabalho e times co-irmãos. O que faz dele, presidente honorário do PT.  E finalmente por assumir posições que não lhe competem, o que novamente reforça as semelhanças entre ele e o nosso ex-presidente Lula.

Afinal quem é ele, para dizer que o assunto Kleber está definitivamente encerrado? Tem ele procuração do presidente de seu clube para tomar este tipo de decisão? Teria ele os direitos comercias do atacante para decidir o seu futuro? Não seria este mesmo Kleber que no inicio deste ano era por ele duramente criticado? Desculpe, mas o que o Felipão está pensando da vida? Não está ele satisfeito com o que ganha? Seria pouco? Ou ele está revoltado por não estar no Chelsea ou no Real Madrid?

Felipão, Felipão, não concordo com 90% da critica especializada que afirma que seu tempo já passou. Está na verdade passando, mas eu acho que você tem ainda muito a contribuir para o nosso futebol. O Palmeiras com um elenco reconhecidamente de segunda categoria é o maior exemplo disto. Sem você poderia estar até na segunda divisão. Você deu alma e força a um time, que parecia off-broadway.

Mas é por estas suas atitudes fora dos estádios, que você perdeu sua chance de provar-se na Europa. Não levou Portugal a lugar a algum e ficou devendo na Inglaterra. Não foi por sua indubitável capacidade técnica. Foi por esta sua forma de se expressar. Não acho que isto o priva de voltar a seleção. Acredito que existam forças ocultas por traz disto, mas neste caso que acho que você é que estar na razão. Política nunca foi o seu forte e para aquela posição, não basta apenas conhecimento e qualidade técnica. tem que se ter jogo de cintura e afabilidade.

Desculpe dizer, mas você não é dono da verdade, e fora os conhecimentos futebolísticos, não creio que alguém possa estar muito interessado em suas opiniões particulares. Chutar microfones, ofender a repórteres, abandonar entrevistas coletivas, são atitudes de estrelhinhas do Irajá incapazes de ter luz própria. O que não é o seu caso. Equilibre o seu temperamento, já que o seu português, me parece tarde.

Mire-se na forma de se conduzir fora das quatro linhas de seu goleiro Marcos. Talvez o mais querido jogador brasileiro.  Ele faz por ser o que é, com opiniões equilibradas e sempre procurando manter o bom humor, tanto na vitória quanto na derrota. Não menospreze a sua torcida que vai a campo, e que lhe garante o bom salário que você recebe, no final de cada mês. dizer que ela pode dizer o que quiser que você não está nem aí, é no mínimo rude.  Não diminua a qualidade de seus atletas, com quem conta no momento, abrindo o verbo sempre quando é cutucado, que o Palmeiras precisa de muitos reforços, pois, tem um elenco limitado.  Não vejo o Murici, o mano Meneses e mesmo o Luxa, fazendo o mesmo. Faça o seu trabalho como profissional e não como um galinho de briga que vê suas galinhas indo, uma a uma, embora. Lembre-se que não são muitos que aceitam o Irajá.