quarta-feira, 13 de junho de 2018

DÁ PARA ENTENDER UM PAIS COMO ESTE?

Fomos descobertos devido a uma calmaria. Conseguimos virar um pais colônia, graças a fuga da corte real portuguesa da cobiça de Napoleão. Nos transformamos num império numa doação de pai para filho e numa republica, bastando para tal, colocar o imperador e sua familia num navio que ia para a Europa. Tudo sem derramamento de uma gota sequer de sangue.

Pois bem, viramos estado novo, bastando com isto que os gauchos amarrassem seus cavalos no Obelisco. Elegemos um presidente que com sete meses pediu as contas.

Dá para se entender um pais como este?

E aqui me resevo o direito de apresentar um parágrafo escrito por Elio Gaspari, que bem descreve o que era esta nação a minutos de ser tomada pelo exército em 1964, naquele que é conhecido, como o dia dos bobos, primeiro de abril.

Nas altas horas da noite de 31 de Março, o golpe tinha uma bandeira: tirar Jango do para combinar o resto depois, Jºa a defesa do goberno caíra numa posição cambresta. Tratava-se de manter Jango no palácio sem se saber direito para que, nem em beneficio de quem. Aa poucas forças conservadoras que por razões de conveniência ainda estavam associaas ao presidente, dispunham de meios para ajuda-lo, mas não tinham um propósito para mantê-lo no poder. As forças da esqueda que tinham o propósito, não tinham os meios...

Hoje achamos que um ataque formado por William, Felipe Coutinho, Paulinho, Gabriel Jesus e Neymar vai resolver nosso problema. Pois bem, de 1964 pelos 21 anos seguintes dependemos de um ataque formado por  Tamanco, Português, Milito, Alemão e Figa, que eram os apelidos de Castelo Branco, Costa e Silva, Medici, Geisel e Figueiredo, e não só sobrevivemos, como prosperamos.

Dá para se entender um pais como este?

Mas não ficou por ai: O primeiro presidente eleito, mesmo que ainda em regime indireto, não assumiu devido a uma disvirculite. Um outro, este sim eleito pela ampla vontade do povo, assumiu mas foi expurgado, por causa de uma história mal contada de um Fiat. Elegemos um torneiro mecânico, dado ao alcoolismo, que é acusado de ter montado uma organização criminal para delapidar as finanças do pais. e que além de eleger um poste para seu lugar, hoje é um presidiário, que sonha em assumir em alguns meses, novamente o controle do pais. E se isto não bastasse, deram um impeachment no poste, mas que apesar disto, continua a gastar o dinheiro da nação, dando palestras nos quatro cantos do mundo, cujo assunto principal é falar mal do Brasil.


Dá para se entender um pais como este?