domingo, 1 de setembro de 2024

PAPO DE BOTEQUIM: DA PARA SE ENTENDER NOSSO UNIVERSO PARALELO?

Lembro de uma frase hómerica de Bob Fields, o ministro do planejamento de Castelo Branco, Roberto Campos, em que ele comentava com o marechel revestido de presidente: "Se continuarmos a varrer todo o tempo o pó da cozinha, não terei condições para começar a cozinhar". 


Acho que quando Deus criou o universo e disse ao bom e paciente São Pedro que ao invéz de dotar o Brasil de vulcões, maremotos, terremotos, furacões, tornedos ou neve, colocaria um povo, como assim dizer "diferente", ele não estava de maneira alguma exagerando. Ele nos fez, numa mescla de indios e portugueses, que na verdade desde lá de trás criaram aquilo que eu chamo de um eteno universo paralelo. Éramos apenas mazombos antes de nos tornamos brasileiros.

Somos o pais do universo paralelo. 

Minha grande impressão vivente no Brasil, foi evidentemente aquilo que chamam da revolução de 1964 que coincidentemente foi feita naquele que denominamos do dia dos bobos. Que em minha opinião nada teve de revolução, pois, aprendi no estudo da história mundial que toda revolução nasce de uma idéia. Que evidentemente não foi o caso da nossa. Ela nasceu da necessidade de se tirar Jango Goulart da presidência da Republica. O que em outros países seria conceituado de golpe. E o pior, quando Dilma Roussef, sofreu o seu constitucional impeachment, previsto em lei e seguido em todos os seus tramites legais, aqueles que se sentiram atingidos pela mudança, trataram o impeachment como golpe.

Isto é ou não é um conceito de universo paralelo?

Mesmo durante o regime militar, foi bem mais fácil se colocar na cadeia aqueles que acreditavam ser terroristas do que os sabidamente corruptos. E este erro, propiciou que a corrupção criasse em torno de nossos politicos, um elmo, onde "uma mão lava a outra" e do "coça minha costas que eu coço as suas". Outra prova inequivoca da impuniade, criada por este universo paralelo do qual nos acostumamos a viver.

Nos Estados Unidos, onde atualmente vivo, existe isto também, mas em muito menor escala. E tem-se uma certeza, se você for corrupto, um dia será pego e não haverá segunda, terceira ou quarta instâncias. É prisão imediata com TOTAL penhora de bens. Se eu não pagar meu condominio não tenho direito de sequer, usar o elevador, a garage e demais partes comuns. Acontece isto mo Brasil, se houve foro previlegiado, o processo um dia expira, é arquivado e como consequência natural, um dia você é reeleito pela mesma pirâmide anterior que o elegeu, que mama e o mantem no poder, para a vaca que amamenta a todos não seja levada ao brejo.

Isto é ou não é um conceito de universo paralelo?

Aquele que voltou a me perguntar se ficaremos perdidos eternamente em nosso turfe, é o que tenho a dizer.

sábado, 31 de agosto de 2024

DÁ PARA ENTENDER UM PAIS COMO ESTE?

Fomos descobertos devido a uma calmaria. Conseguimos virar um pais colônia, graças a fuga da corte real portuguesa da cobiça de Napoleão. Nos transformamos num império numa doação de pai para filho e numa republica, bastando para tal, colocar o imperador e sua familia num navio que ia para a Europa. Tudo sem derramamento de uma gota sequer de sangue.


Pois bem, viramos estado novo, bastando com isto que os gauchos amarrassem seus cavalos no Obelisco. Elegemos um presidente que com sete meses pediu as contas.

Dá para se entender um pais como este?

E aqui me resevo o direito de apresentar um parágrafo escrito por Elio Gaspari, que bem descreve o que era esta nação a minutos de ser tomada pelo exército em 1964, naquele que é conhecido, como o dia dos bobos, primeiro de abril.

Nas altas horas da noite de 31 de Março, o golpe tinha uma bandeira: tirar Jango do para combinar o resto depois, Jºa a defesa do goberno caíra numa posição cambresta. Tratava-se de manter Jango no palácio sem se saber direito para que, nem em beneficio de quem. Aa poucas forças conservadoras que por razões de conveniência ainda estavam associaas ao presidente, dispunham de meios para ajuda-lo, mas não tinham um propósito para mantê-lo no poder. As forças da esqueda que tinham o propósito, não tinham os meios...

Hoje achamos que um ataque formado por Vinicius Júnior, Rodrigo e Neymar vai resolver nosso problema em futuras Copas. Pois bem, de 1964 pelos 21 anos seguintes dependemos de um ataque formado por  Tamanco, Português, Milito, Alemão e Figa, que eram os apelidos de Castelo Branco, Costa e Silva, Medici, Geisel e Figueiredo, e não só sobrevivemos, como prosperamos.

Dá para se entender um pais como este?

Mas não ficou por ai: O primeiro presidente eleito, mesmo que ainda em regime indireto, não assumiu devido a uma disvirculite. Um outro, este sim eleito pela ampla vontade do povo, assumiu mas foi expurgado, por causa de uma história mal contada de um Fiat. Elegemos um torneiro mecânico, dado ao alcoolismo, que é acusado de ter montado uma organização criminal para delapidar as finanças do pais. e que além de eleger um poste para seu lugar, foi por mais de 550 dias um presidiário, que sonha em assumi, como assumiu novamente, pela terceira vez o controle do pais, unido-se a uma antigo adversário politico que taxara anos atrás, a sua volta ao Planalto, como a volta de um criminoso a cena do crime. 

graças a um tribunal de justiça repudiado pela população a pantomina se tornou realidade. E se isto não bastasse, deram um impeachment no poste, mas que apesar disto, continua a gastar o dinheiro da nação, agora como presidente do Bricks, ou algo parecido, dando palestras nos quatro cantos do mundo, cujo assunto principal é falar mal do antigo governo. O único que deu certo...

Dá para se entender um pais como este?

Eu não consigo entender. Você poderia me iluminar? E aproveite para me informar como o nosso turfe pode um dia vir a dar certo ???