domingo, 1 de setembro de 2024

PAPO DE BOTEQUIM: DA PARA SE ENTENDER NOSSO UNIVERSO PARALELO?

Lembro de uma frase hómerica de Bob Fields, o ministro do planejamento de Castelo Branco, Roberto Campos, em que ele comentava com o marechel revestido de presidente: "Se continuarmos a varrer todo o tempo o pó da cozinha, não terei condições para começar a cozinhar". 


Acho que quando Deus criou o universo e disse ao bom e paciente São Pedro que ao invéz de dotar o Brasil de vulcões, maremotos, terremotos, furacões, tornedos ou neve, colocaria um povo, como assim dizer "diferente", ele não estava de maneira alguma exagerando. Ele nos fez, numa mescla de indios e portugueses, que na verdade desde lá de trás criaram aquilo que eu chamo de um eteno universo paralelo. Éramos apenas mazombos antes de nos tornamos brasileiros.

Somos o pais do universo paralelo. 

Minha grande impressão vivente no Brasil, foi evidentemente aquilo que chamam da revolução de 1964 que coincidentemente foi feita naquele que denominamos do dia dos bobos. Que em minha opinião nada teve de revolução, pois, aprendi no estudo da história mundial que toda revolução nasce de uma idéia. Que evidentemente não foi o caso da nossa. Ela nasceu da necessidade de se tirar Jango Goulart da presidência da Republica. O que em outros países seria conceituado de golpe. E o pior, quando Dilma Roussef, sofreu o seu constitucional impeachment, previsto em lei e seguido em todos os seus tramites legais, aqueles que se sentiram atingidos pela mudança, trataram o impeachment como golpe.

Isto é ou não é um conceito de universo paralelo?

Mesmo durante o regime militar, foi bem mais fácil se colocar na cadeia aqueles que acreditavam ser terroristas do que os sabidamente corruptos. E este erro, propiciou que a corrupção criasse em torno de nossos politicos, um elmo, onde "uma mão lava a outra" e do "coça minha costas que eu coço as suas". Outra prova inequivoca da impuniade, criada por este universo paralelo do qual nos acostumamos a viver.

Nos Estados Unidos, onde atualmente vivo, existe isto também, mas em muito menor escala. E tem-se uma certeza, se você for corrupto, um dia será pego e não haverá segunda, terceira ou quarta instâncias. É prisão imediata com TOTAL penhora de bens. Se eu não pagar meu condominio não tenho direito de sequer, usar o elevador, a garage e demais partes comuns. Acontece isto mo Brasil, se houve foro previlegiado, o processo um dia expira, é arquivado e como consequência natural, um dia você é reeleito pela mesma pirâmide anterior que o elegeu, que mama e o mantem no poder, para a vaca que amamenta a todos não seja levada ao brejo.

Isto é ou não é um conceito de universo paralelo?

Aquele que voltou a me perguntar se ficaremos perdidos eternamente em nosso turfe, é o que tenho a dizer.